O X Games Foz do Iguaçu foi encerrado neste domingo (21) após quatro dias intensos de competições no Parque Infraero e no Parque Nacional do Iguaçu. Esta foi a primeira vez que a edição de verão do maior evento de esportes radicais do mundo foi realizado, com a estrutura completa, fora dos Estados Unidos.
E competindo em casa, seis brasileiros garantiram medalhas nos jogos. Todas as conquistas vieram do skate, modalidade em que o Brasil liderou o quadro de medalhas. Bob Burnquist, no Big Air, Leticia Bufoni, no street feminino, e Pedro Barros, no park, aproveitaram o apoio da torcida e garantiram a medalha de ouro.
Jamie Bestwick, que conquistou o heptacampeonato no BMX vertical, e o quarentão Bucky Lasek, que venceu a esperada prova do skate vertical, foram alguns dos destaques gringos da competição.
Vencedores do X Games
Veja que foram os vencedores do X Games Foz:
Skate Big Air A prova na megarrampa foi a principal atração do primeiro dia de competições e terminou com festa brasileira. Bob Burnquist, uma das grandes estrelas dos jogos, fez a melhor apresentação e conquistou o terceiro ouro consecutivo dele na prova.
Skate Vertical O half-pipe em Foz foi posicionado perto das Cataratas do Iguaçu. E com a bela paisagem, o quarentão Bucky Lasek levou a melhor. Dois brasileiros chegaram ao pódio: Sandro "Mineirinho" Dias, em segundo, e Marcelo Bastos, em terceiro.
Skate Street Na disputa com obstáculos de rua, Leticia Bufoni venceu a prova feminina e garantiu mais um ouro para o Brasil. Ela já tinha duas pratas e um bronze conquistados em X Games anteriores. Entre os homens, o norte-americano Nyjah Huston conquistou o bicampeonato. O brasileiro Luan Oliveira não subiu ao pódio por pouco acabou em quarto lugar.
Skate Park Domínio de Pedro Barros, mais uma vez. O catarinense venceu a final e confirmou a superioridade no park, em que os pilotos enfrentam uma pista cheia de ondulações. Desde 2010, quando começou a disputar a competição nos jogos, ele não foi o campeão apenas uma vez.
BMX Big Air A megarrampa levou os ciclistas às alturas e coroou um vencedor inédito. O carismático Zack Warden, dos Estados Unidos, interagiu bastante com a torcida brasileira e com manobras precisas garantiu o ouro. O paulista Douglas Leite ficou em quinto.
BMX Vertical Os ciclistas também saltaram no half-pipe e a prova reforçou a soberania de Jamie Bestwick. O atleta dos Estados Unidos ganhou simplesmente o sétimo ouro consecutivo dele na prova.
BMX Dirt e BMX Park A prova de saltos do Dirt na pista de terra teve o australiano Kyle Baldock como vencedor. Ele foi o único competidor do X Games Foz que conquistou dois ouros também venceu a final do BMX Park na pista de concreto.
Rally Cross A prova foi repleta de batidas, mas o norte-americano Scott Speed se livrou delas e venceu a corrida na pista montada em Foz. Os três brasileiros na disputa Nelsinho Piquet, Eduardo Marques e o curitibano Mauricio Neves não conseguiram chegar à final.
Moto X Freestyle Ninguém consegue as manobras mais ousadas em cima de uma moto do que o japonês Taka Higashino. Ele voltou a dar show e garantiu o bicampeonato na prova que foi a última disputada no X Games.
Moto X Speed and Style Quem venceu foi Lance Coury, dos Estados Unidos. Ele foi o atleta que mais aliou velocidade com habilidade nas manobras. A prata acabou nas mãos do norueguês Andre Villa. No fim, Coury ganhou com placar folgado: 97.85 pontos contra 84.66 de Villa.
Moto X Step Up A competição é praticamente um salto em altura entre as motos. O vencedor do X Games Foz, o norte-americano Bryce Hudson, saltou sobre uma barra de 9,44 metros e superou o atual campeão Ronnie Renner, também dos Estados Unidos, que pulou 9,14 m.
Moto X Best Whip O objetivo é jogar a moto para o lado e trazer de volta com estilo. Aqui, Jeremy Stenberg foi o melhor. O público deu a vitória ao norte-americano, literalmente, já que o vencedor foi escolhido por votação em mensagens de texto (SMS).
Moto X Enduro Na prova cheia de obstáculos - como troncos, pedras, areia e lama - os atletas do Brasil tiveram dificuldades nas provas masculina e feminina e não conseguiram brigar por vitória. O polonês Taddy Blazusiak e a espanhola Laia Sanz conquistaram o ouro.