Neymar foi aprovado em seu primeiro teste como líder do ataque do Barcelona. Na ausência de Messi, machucado, ele procurou jogo o tempo todo, criou espaços e deu muita dor de cabeça para os jogadores do Celtic, ontem, em Glasgow (Escócia). De quebra, teve participação no lance que terminou com o gol de Fábregas aos 31/2.º, definindo a vitória do time espanhol por 1 a 0, pela segunda rodada da Liga dos Campeões da Europa.
Em casa, o Celtic se fecha bem atrás e aproveita a força física dos jogadores para incomodar rivais tecnicamente superiores, como o Barça. Para escapar dessa marcação, Neymar foi o único a tentar os dribles e acabou recebendo faltas de todos os tipos graças a isso. Em uma delas, aos 13/2.º, Brown levou o vermelho.
Um pouco mais tarde, aos 31/2.º, o brasileiro acertou belo passe para que Sánchez fizesse a assistência para o gol de Fábregas. "Neymar mostrou personalidade para continuar fazendo o seu jogo sem se importar com as vaias da torcida local. Jogadores como ele, com capacidade para desequilibrar uma partida, são muito necessários", elogiou o técnico Tata Martino.
A imprensa espanhola também se rendeu ao atacante. As manchetes dos principais jornais do país destacavam a tentativa de Neymar de fugir da monotonia do time.
No outro jogo do Grupo H, Ajax e Milan empataram por 1 a 1, em Amsterdã. O time holandês abriu o placar aos 45/2.º, com Denswil. Quatro minutos depois, na cobrança de um pênalti inexistente marcado pelo árbitro, Balotelli salvou os italianos da derrota. O Barcelona lidera com seis pontos, contra quatro do Milan, um do Ajax e nenhum do Celtic.
Em Londres, o Napoli sofreu sua primeira derrota em jogos oficiais na temporada: 2 a 0 para o Arsenal, com atuação decisiva do meia alemão Özil. Ele fez o primeiro gol e serviu o segundo para o francês Giroud. Atual vice-campeão, o Borussia Dortmund bateu o Olympique de Marselha por 3 a 0. Lewandowski (dois) e Reus fizeram os gols. O Arsenal lidera o Grupo F, com seis pontos, enquanto Borussia e Napoli dividem a segunda posição, ambos com três, e o Olympique de Marselha está na lanterna sem pontuar.
Em Portugal, o Atlético de Madrid ganhou de virada do Porto, por 2 a 1. Já o Chelsea goleou o Steaua Bucareste por 4 a 0, na Romênia, com dois gols do brasileiro Ramires Lampard e Georgievski (contra) fizeram os outros.