O Barcelona deu uma verdadeira aula de futebol nesta quarta-feira, em Basiléia, na Suíça. O time catalão visitou o Basel e goleou com extrema facilidade por 5 a 0, pelo Grupo C da Liga dos Campeões. O resultado poderia ter sido ainda mais elástico se o Barça não tirasse o pé do acelerador ainda no início do segundo tempo, já com a vantagem de cinco gols.
Messi, Busquets, Bojan (dois) e Xavi fizeram os gols do Barcelona, que segue com 100% de aproveitamento no grupo. O time catalão lidera isolado, com nove pontos, três a mais que o Sporting, que nesta quarta venceu o Shakhtar, na Ucrânia, por 1 a 0 (gol de Liedson). Os ucranianos aparecem em terceiro, com três pontos, contra zero do Basel. Os dois primeiros avançam às oitavas-de-final.
O Barcelona contou com grande atuação de quase todos os seus jogadores. Messi, Bojan, Xavi e o brasileiro Daniel Alves se destacaram, assim como o meia Busquets, cria das divisões de base do Barça.
Em 22 minutos, os espanhóis abriram 3 a 0 no placar. O primeiro gol foi o mais bonito. Daniel Alves deu passe primoroso para Messi, em elevação. O argentino, livre, escorou para a rede. Pouco depois, foi a vez de Busquets receber livre na área e tocar no meio as pernas do goleiro.
Bojan, que já havia tido um gol corretamente anulado por impedimento, deixou sua marca aos 22. O atacante bateu da meia-lua rasteiro, no cantinho, e correu para o abraço. Daniel Alves por muito pouco não ampliou, ainda no primeiro tempo, mas o goleiro Constanzo. O arqueiro, por sinal, ainda fez um pênalti em Messi em outro lance. A arbitragem ignorou a infração.
Na volta para o segundo tempo, o Barça fechou o caixão suíço em mais dois minutos. Primeiro, Bojan recebeu passe em profundidade, partiu livre e bateu na saída do goleiro. Depois, Xavi concluiu boa jogada de Hleb e Messi e fez 5 a 0.
Sob o olhar do tenista Roger Federer, que estava no estádio, o Basel ainda tentou algumas ações ofensivas para tentar diminuir. Mas sempre que o Barça apertava o ritmo, voltava a comandar a partida. O resultado final foi mesmo 5 a 0.
Sporting vence
No outro jogo do grupo, o Sporting suou para derrotar o Shakhtar na Ucrânia. O gol da vitória só aconteceu aos 31 do segundo tempo, em jogada toda brasileira. Rochemback cobrou falta, a defesa afastou mal e Derlei recolheu a sobra. O atacante serviu Liedson com um passe de calcanhar e o camisa 31 não perdoou.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião