A IMAGEM -O goleiro Olexandr Shovkovskiy, do Dynamo, não conseguiu parar a bola chutada pelo argentino Lionel Messi| Foto: Sergei Supinski / AFP

Barcelona e Inter de Milão demoraram, mas conseguiram, na última rodada, confirmar o favoritismo no Grupo F da Liga dos Campeões. O Barça visitou o Dínamo de Kiev e venceu por 2 a 1 (gols de Xavi e Messi, com Milevskyi abrindo o marcador), enquanto a Inter recebeu os russos do Rubin Kazan e venceu por 2 a 0 (Eto'o e Balotelli marcaram). Resultados suficientes para que os gigantes avançassem à fase de oitavas de final.

CARREGANDO :)

A primeira colocação ficou com o Barcelona, que somou 11 pontos. A Inter, com nove, apareceu em segundo lugar. Mesmo com a derrota, o Rubin Kazan ficou em terceiro, com seis pontos, e assegurou uma vaga na Liga Europa. O Dínamo, com cinco pontos, dá adeus às competições europeias nesta temporada.

Diversos brasileiros estiveram em ação nos dois jogos. Daniel Alves defendeu o Barça, enquanto Leandro Almeida e Betão jogaram pelo Dínamo. Na Itália, Julio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta foram titulares na equipe do técnico José Mourinho.

Publicidade

Barça chega a ficar em situação de pressão

O Barcelona chegou a correr algum perigo em Kiev. Logo com um minuto de jogo, uma falha clamorosa do goleiro Valdés pôs o Dínamo em vantagem. Milevskiy bateu falta da esquerda, esperando um desvio no meio da área. A bola passou por todos e foi na direção do camisa 1, que ficou com as penas do frango na mão. A bola escapou e entrou lentamente no gol.

O Dínamo ficou então a um gol de chegar ao resultado que lhe valeria a vaga, independentemente do resultado da partida entre Inter e Rubin Kazan. Mas o time ucraniano não conseguiu criar chances de gol e ainda viu o goleiro Shovkovskiy trabalhar para evitar gols de Messi e Daniel Alves.

Inter de Milão se impõe desde o início

Em Milão, a Inter, que foi escalado ofensivamente (Sneijder, Balotelli, Milito e Eto'o titulares) jogou melhor desde o início. O time italiano ajudou a pôr pressão no Barcelona quando abriu o placar, aos 31 minutos. Após boa jogada de Zanetti pela esquerda, Balotelli rolou para trás e Eto'o soltou a bomba para fazer 1 a 0.

Publicidade

Com os placares àquela altura, o Barcelona seria eliminado se tomasse mais um gol e perdesse por 2 a 0. Mas o time mostrou por que é o atual campeão europeu e empatou aos 36 minutos. Após boa troca de passes entre Ibrahimovic e Messi, o argentino abriu bola na ponta esquerda para Abidal. O lateral cruzou rasteiro e Xavi apareceu livre na área para empurrar para a rede.

O gol enfim levou alívio ao Barça, que só perderia a vaga se tomasse mais três gols do Dínamo de Kiev (depois do confronto direto, os gols fora de casa dentro do confronto decidem a parada, e como o Barça venceu os ucranianos por 2 a 0, no Camp Nou, só seriam superados se caíssem por 4 a 1). O Dínamo se desesperou, passou a errar passes, e esteve longe de ampliar antes do intervalo.

Em Milão, Maicon, com uma bomba de fora da área, por pouco não ampliou, mas o primeiro tempo acabou mesmo 1 a 0 para a Inter.

Na segunda etapa, o time italiano, que teve em campo também o goleiro Julio César, Lúcio e Thiago Motta, voltou com tudo e não deu chances ao Rubin Kazan. O time sacramentou sua vitória aos 18 minutos, em falta muito bem batida por Balotelli. Sneijder ainda carimbou uma bola na trave, mas o placar acabou mesmo 2 a 0.

Na Ucrânia, o Dínamo voltou para a etapa final ligeiramente mais animado. O time teve a chance de fazer o segundo gol em cabeçada de Leandro Almeida, ex-Galo, mas o zagueiro errou a pontaria e mandou a bola para fora.

Publicidade

O ímpeto diminuiu, o Barça aos poucos retomou as rédeas do jogo fez o tempo passar. Aos 41, Messi decretou a virada com uma cobrança de falta magistral. A bola foi na gaveta, o goleiro ainda tocou na bola, que foi no travessão e quicou dentro do gol. Por conta do gol sofrido, o Dínamo perdeu inclusive a vaga na Liga Europa.