O Barcelona perdeu uma invencibilidade de 22 jogos no Campeonato Espanhol neste sábado, ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Espanyol no clássico catalão, e viu sua vantagem sobre o Real Madrid cair para sete pontos, com a goleada do time da capital sobre o Betis por 6 a 1, em jogos realizados neste sábado.
Em Barcelona, o líder poupou vários titulares e começou a se complicar ainda no primeiro tempo: aos 23 minutos, o lateral-esquerdo Abidal sofreu uma lesão muscular grave e teve de ser substituído por Puyol; aos 38 minutos, o volante Keita foi expulso por jogada violenta. Na segunda etapa, o Espanyol aproveitou o espaço e marcou dois gols em cinco minutos, com De La Peña, que marcou aos 5 e aos 10 minutos.
Touré ainda descontou, aos 17 minutos, e o Barcelona pressionou muito no restante do tempo, mas acabou não conseguindo o empate. Foi apenas a segunda derrota da equipe, que tinha perdido na estreia, diante do Numancia, e somou depois 19 vitórias e 3 empates, chegando a 60 pontos. Para o Espanyol, a vitória é fundamental na briga contra o rebaixamento: com 21 pontos, o time deixou a lanterna e agora está em 18º lugar.
Em Madri, o Real definiu a fatura logo no primeiro tempo e chegou à nona vitória consecutiva no Espanhol, chegando a 53 pontos - sua última derrota foi em dezembro, contra o Barcelona. Higuain abriu o placar aos 7 minutos, Huntelaar ampliou aos 15 e 24, e Ricardo Oliveira diminuiu para o Betis aos 30. Em seguida, Raúl marcou duas vezes, aos 36 e aos 42, e Sergio Ramos, aos 45 minutos, definiu o placar do jogo.
No segundo tempo, a equipe só se preocupou em deixar o tempo passar, já que na quarta-feira entra em campo para enfrentar o Liverpool, na Liga dos Campeões. O Betis, com 26 pontos, está na 15ª posição e continua ameaçado pelo rebaixamento.
No outro jogo já encerrado neste sábado, o Villarreal venceu o Sporting Gijón por 2 a 1 e está em quarto lugar, com 41 pontos, mesmo número do Sevilla, que ainda joga neste sábado, diante do Atlético de Madrid.