Atual campeão europeu e bi espanhol, o Barcelona assumiu a liderança do ranking dos clubes de futebol com a marca mais poderosa no mundo. O estudo foi feito pela agência de negócios esportivos "Global Sponsors", baseada em Londres, e divulgado durante a "Soccerex", conferência de empresas do setor, em Dubai. A lista foi elaborada numa pesquisa com 100 contatos e clientes pelo mundo. Foi usado um sistema de pontos, levando-se em conta o histórico de títulos, força dos patrocinadores, média de público, perfil dos dirigentes e qualidade e capacidade do estádio.
- O apelo internacional do Barcelona foi impulsionado por ícones mundiais como Ronaldinho Gaúcho e Frank Rijkaard. O clube desenvolveu jeitos alternativos para alcançar uma audiência global - disse Michael Stirling, diretor comercial da agência.
O time de Ronaldinho Gaúcho tirou o Manchester United da primeira posição.
- É um pouco surpeendente que o Manchester United ainda apareça em segundo, já que não tem conseguido bons resultados nas últimas temporadas. Só que é preciso reconhecer que não é fácil construir uma marca global e confiável como o clube conseguiu antes da queda recente - disse Stirling, indicando como motivo também a melhora dos resultados na atual temporada, enquanto jogadores como Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney impulsionam o reconhecimento da marca.
O Real Madrid aparece em terceiro no ranking. Chelsea, Milan e Bayern de Munique, Arsenal, Liverpool, Internazionale e Lyon completam os dez primeiros colocados.
- Nenhum clube pode competir com o sucesso esportivo do Real Madrid, nove vezes campeão europeu. Isso habilita o clube a aparecer entre os três primeiros. Além do mais, a contratação de craques internacionais ou ao menos ícones de marketing como Beckham, Figo, Zidane e Ronaldo ajudou a formar uma base mundial de fãs.