Em um jogo muito corrido, mas de baixo nível técnico, o América do México venceu o Jeonbuk Motors, da Coréia do Sul, por 1 a 0, nesta segunda-feira, no Estádio Nacional de Tóquio. Com o resultado, a equipe latina garantiu vaga nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, contra o Barcelona, na próxima quinta.
Contando com o veterano atacante Blanco para comandar as principais jogadas, o América ameaçou mais o gol sul-coreano no primeiro tempo. O argentino Claudio López, com a ajuda do goleiro Kuwoun, que saiu muito mal, por pouco não abriu o placar logo aos oito minutos.
Limitando-se apenas a marcar, o Jeonbuk pouco chegou à meta de Ochoa. Apenas o brasileiro Zé Carlo tentava alguma coisa de diferente.
Na segunda etapa, o time asiático equilibrou o jogo, gerando perigo ao América do México. E, por pouco, não marcou aos 16 minutos. Após falha bisonha do volante Fabiano, genro de Vanderlei Luxemburgo, a bola sobrou para o ex-vascaíno Botti, que chutou para a boa defesa de Ochoa.
Apesar de ter igualado as chances, o Jeonbuk acabou sofrendo o primeiro e único gol da partida. Aos 34, em lance plasticamente feio, o lateral Ricardo Rojas se jogou de encontro à bola, após chute cruzado de Cabanas, empurrando para o fundo da rede de Kwoun.
Depois do gol, o América cozinhou a partida e garantiu o placar que lhe deu o direito de encarar o time do técnico Frank Rijkaard. O holandês, por sinal, esteve no estádio assistindo ao jogo.
JEONBUK 0 X 1 AMÉRICALocal: Estádio Nacional de TóquioÁrbitro: Jerome Damon (Fifa/África do Sul)Cartões amarelos: Young Sun Kim, You Hwan Lim, Jin Cheul Choi, Chul Soon Choi (Jeonbuk)Gols: Ricardo Rojas, aos 34 minutos do segundo tempo.
JEONBUKKwoun, Chul Soon Choi (In Ho Kim), Jin Cheul Choi, Young Sun Kim e Hyun Su Kim; Yung Kwan Chung, Jung Hyun Wang (Botti), Kwang Hwan Jeon e You Hwan Lim (Hyun Seung Lee); Ze Carlo e Hyeung Bum Kim Técnico: Choi Kang-Hee
AMÉRICAOchoa, Castro, Oscar Rojas, Davino e Ricardo Rojas; Villa, Arguello, Fabiano (Mosqueda) e Blanco; Cabanas e Cláudio Lopez (Vuoso)Técnico: Luis Fernando Tena