São Paulo (AE) – Rubens Barrichello cumpriu ontem seu último evento oficial como piloto da casa de Maranello. O brasileiro foi bastante festejado pelos ex-companheiros de equipe, que chegaram a carregá-lo no colo e jogá-lo para o alto, durante o Ferrari Day, comemoração de encerramento da temporada da escuderia italiana. Hoje, Rubinho entrará pela última vez no carro vermelho da escuderia. Ele vai pilotar um modelo de três lugares, tendo como companhia sua mulher seus dois filhos e seu pai.

CARREGANDO :)

Depois, o piloto entrará em férias forçadas até o ano que vem. A Ferrari não permitirá que ele teste para outra equipe antes do encerramento do contrato, dia 31 de dezembro. Com isso, ele só deverá dirigir pela Honda (ex-BAR) no dia 11 de janeiro. A temporada 2006 começará dois meses depois, no Bahrain.

Mudanças

Publicidade

Esta semana será de importantes decisões para a Fórmula 1. Hoje, em Londres, a Comissão de Fórmula 1 se reunirá para definir o novo sistema de classificação para o grid, se voltará a ser permitida a substituição de pneus durante as corridas e até o calendário da próxima temporada. Já quarta-feira, no encontro do Conselho Mundial da FIA, em Roma, Max Mosley, presidente da entidade desde 1991, deverá ser reeleito para mais quatro anos de mandato, além de o evento servir para homologar as definições desta segunda na Inglaterra.

A proposta de Bernie Ecclestone a ser votada nesta segunda-feira é: todos vão para a pista, no começo, com número de voltas e horário de entrar na pista livres. Ao final de 15 minutos, os 5 mais lentos deixam o grupo e já sabem que serão o 20.º, 19.º, 18.º, 17º e 16º. A seguir haverá um intervalo de cinco minutos. Na sequência, outra sessão de 15 minutos. Ao final, outros 5 pilotos ficam conhecendo sua classificação, do 15.º ao 11.º. É permitido reabastecer.

Os dez pilotos que ainda não foram separados nas duas sessões de 15 minutos vão disputar da pole position à 10.ª colocação nos 20 minutos finais, mas com gasolina no tanque para depois iniciar a corrida no dia seguinte. Os outros dez pilotos, do 11.º ao 20.º, poderão reabastecer. Os pneus de todos devem ser os mesmos para a classificação e a corrida, como hoje, embora também vá a votação a volta da permissão de trocar os pneus.