Os 29 jogos da campanha Coxa no Brasileiro de 1985
Coritiba 3x1 São Paulo
Coritiba 2x1 Cruzeiro
Bahia 2x1 Coritiba
Vasco da Gama 3x0 Coritiba
Coritiba 0x0 Goiás
Coritiba 0x1 Flamengo
Internacional 4x0 Coritiba
Portuguesa/SP 1x0 Coritiba
Coritiba 2x0 Náutico
Santos 1x0 Coritiba
São Paulo 0x1 Coritiba
Cruzeiro 2x3 Coritiba
Coritiba 1x2 Bahia
Coritiba 0x0 Vasco da Gama
Goiás 0x2 Coritiba
Flamengo 0x1 Coritiba
Coritiba 0x0 Internacional
Coritiba 0x2 Portuguesa/SP
Náutico 2x0 Coritiba
Coritiba 2x1 Santos
Sport Recife 1x1 Coritiba
Coritiba 1x0 Corinthians
Coritiba 2x1 Joinville
Corinthians 1x0 Coritiba
Joinville 0x1 Coritiba
Coritiba 0x0 Sport Recife
Coritiba 1x0 Atlético/MG
Atlético/MG 0x0 Coritiba
Bangu 1x1 Coritiba
O resultado de 23 anos de conversas, lembranças e curiosidades de campeões brasileiros deve virar livro. Essa é idéia do ex-jogador do clube Toby, que ajudou o Coritiba a conquistar o único título nacional da história do clube.
Aos 46 anos, o atual funcionário da Prefeitura de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, ele coloca no papel tudo que viveu ao lado dos companheiros do período de 27 de janeiro (estréia com vitória por 3 a 1 diante do São Paulo) a 31 de julho de 1985 (final: Bangu 1 x 1 Coritiba). Foram ao todo 29 jogos.
Na obra, Toby também detalha as brigas no decorrer da temporada, que terminou com taça e volta olímpica no Maracanã lotado após a decisão no Brasileiro nos pênaltis com o Bangu. "Vou falar do clima do vestiário, das conversas nas semanas dos jogos. A ficha técnica das partidas todo mundo tem acesso pela Internet. O que eu quero é juntar curiosidades e responder no livro às perguntas que os torcedores me fazem nas ruas", explicou o ex-jogador, em entrevista, por telefone, a Gazeta do Povo Online.
Para isso, o agora escritor mantém contato com os outros campeões, como o goleiro Rafael Camarota e o atacante Lela. "Eles têm tudo fresco na memória. Estão no livro os detalhes que eles me contam. Na hora de escrever, penso em um jogo de cada vez. Não fazíamos a menor idéia que alcançaríamos o título", explica, lembrando que, no momento, ele desvenda os bastidores do jogo Portuguesa 1 x 0 Coritiba, no dia 3 de março de 1985.
Conquista alviverde não agradava aos grandes, lembra Toby.
Toby tem a intenção de mostrar que a conquista do título brasileiro do Coxa não foi fácil. Além da campanha irregular, ele garante que o time sofreu com a pressão dos grandes clubes da época, que relutavam com a possibilidade do Coxa erguer a taça.
"Não tínhamos tanta informação dos adversários e eles também não sabiam quais as nossas qualidades. Jogamos contra os grandes e surpreendemos a todos. Quero mostrar no livro que tivemos problemas, brigas e muitas reuniões importantes para sermos os campeões", disse, lembrando que saída do técnico Dino Sani, durante a campanha, foi momento complicado vivido pelo grupo.
Lançamento na festa dos 24 anos de conquista
Ele adiantou que o livro, ainda sem nome definido, deve ser lançado no dia 31 de julho de 2009, data em que o feito histórico completa 24 anos. Até lá, o ex-jogador quer relembrar outras histórias e concluir a análise pessoal de cada uma das 29 partidas da conquista.
Para resgatar mais histórias, Toby criou um site para que torcedores e ex-jogadores possam contribuir, relembrando episódios marcantes da conquista.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura