Treinador interino da seleção Argentina, Sergio Batista deve ser confirmado nesta terça-feira (2) como sucessor de Maradona no comando da equipe pela Associação do Futebol Argentino (AFA). A designação de Batista será comunicada pelo Comitê Executivo da entidade, após a aprovação de uma comissão responsável por escolher o diretor técnico.
Batista conta com a importante aprovação do influente presidente da AFA, Julio Grondona, que é também o vice-presidente da Fifa. Além disso, Luis Segura, presidente do Argentinos Juniors e secretário de seleções nacionais, praticamente antecipou a decisão.
"O apoio que Batista tem de toda a equipe, algo que vimos claramente nas últimas três partidas que dirigiu, é fundamental na hora de decidir quem será o sucessor de Diego Maradona."
Caso seja realmente confirmado no cargo, o treinador terá seu primeiro teste de fogo em duas semanas. Isso porque a seleção argentina terá pela frente um amistoso contra o Brasil, dia 17 de novembro em Doha, Qatar. A convocação da equipe hermana para o duelo, inclusive, deve acontecer também nesta terça.
'Checho' Batista, que dirigiu a seleção argentina que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e esteve a cargo das seleções juvenis, tomou a frente do time após a eliminação da Argentina nas quartas de final da Copa da África do Sul de futebol, em 2010, quando a AFA decidiu não renovar o contrato com Maradona.
Em sua passagem como técnico interino da Argentina, Batista conseguiu uma vitória sobre a Irlanda pelo placar mínimo e uma goleada sobre a campeã mundial Espanha, por 4 a 1, mas no terceiro amistoso sofreu um inesperado tropeço contra o Japão, por 1 a 0.
A carreira de Batista como técnico começou no Tosu Future do Japão, onde havia concluído uma fase como jogador, e de volta à Argentina liderou o All Boys, Argentinos Juniors, Talleres de Córdoba, Nueva Chicago e Godoy Cruz, até receber a proposta de Julio Grondona para trabalhar nas seleções juvenis.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Deixe sua opinião