Um investidor do Azerbaijão desembolsou US$ 9 milhões (cerca de R$ 16,4 milhões) para garantir duas medalhas de ouro para seu país no torneio de boxe da Olimpíada de Londres-12, segundo revelou o canal britânico BBC.
A denúncia informa que o valor foi pago para a World Series Boxing (WSB), entidade ligada à Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba), que nega o fato. A entidade publicou nota em que afirma que a WSB recebeu um aporte de um investidor do país, mas que a negociação foi realizada "em bases comerciais".
"Qualquer sugestão de que o negócio foi feito em troca de promessas de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012 é absurda e totalmente falsa", afirma a nota.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, disse que solicitará que a BBC apresente provas e que o órgão vai esperar o resultado da ação da Aiba.
O Azerbaijão conseguiu uma medalha de bronze no boxe em Pequim-2008 e abrigará o Mundial amador, a partir de domingo, em Baku. Para a federação do país, a denúncia é "absurda". "Acho que a informação foi criada por inimigos do Azerbaijão", disse o vice-presidente da entidade, Agajan Abiyev.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia