Demorou quase cinco anos, mas o tênis brasileiro voltou neste domingo a conquistar um título do circuito da ATP. Sem levantar uma taça desta importância desde de que Ricardo Mello venceu o Torneio de Delray Beach, em setembro de 2004, o Brasil viu Thomaz Bellucci brilhar no saibro de Gstaad, na Suíça. Com autoridade, o tenista paulista saiu do qualifying da competição para derrotar o alemão Andreas Beck por 2 sets a 0 na final, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/2).
Na decisão da tradicional competição suíça, nem a chuva que interrompeu o jogo por aproximadamente uma hora abalou a confiança do brasileiro. Após 1h40 de partida, Bellucci se tornou o sétimo tenista do País a conquistar um título da ATP. Além disso, com 21 anos, é o segundo mais jovem a realizar o feito, perdendo apenas para o maior ídolo do esporte no Brasil até hoje, o catarinense Gustavo Kuerten, já aposentado.
Neste domingo, Bellucci ainda acabou vingando outro brasileiro, já que Marcos Daniel foi eliminado na semifinal por Beck. E para vencer o alemão, número 51 do mundo, o paulista começou o jogo arriscando. Logo de cara, quebrou o saque do rival. A atitude no início seria fundamental, já que a partida seguiu equilibrada e nenhum dos tenistas conseguiu criar novas chances de quebra. Assim, Bellucci fechou a parcial com tranquilidade.
No segundo set, o brasileiro seguiu bem, mas não conseguiu aproveitar as duas oportunidades de quebra, ambas salvas pelo alemão. Quando Beck vencia a parcial por 4 a 3, o jogo foi interrompido pela chuva, que começou a cair repentinamente na cidade suíça. A paralisação parecia poder atrapalhar Bellucci, que vinha embalado e seguro no jogo. Mas o tenista voltou da mesma forma no reinício do jogo, levou a decisão para o tie-break, e foi soberano para fazer 7 a 2.
Após vencer a partida em uma bola fora de Beck, Bellucci se atirou no saibro de Gstaad e comemorou muito o seu primeiro título de expressão na carreira. Neste ano, ele já havia avançado à final do Brasil Open, na Costa do Sauipe, mas perdeu a decisão para o espanhol Tommy Robredo. Atual 119.º colocado na ATP, o brasileiro deve alcançar a 65.ª posição na próxima atualização do ranking mundial, perto da sua melhor colocação na carreira (63.º lugar).
Para chegar à final do Torneio de Gstaad, Bellucci teve que passar pelo qualifying da competição. Depois de se classificar com facilidade para a chave principal, ele encarou logo na segunda rodada o suíço Stanislas Wawrinka, primeiro cabeça de chave. No entanto, embalado pelo título no Challenger de Rimini, conquistado há duas semanas na Itália, o brasileiro manteve as boas atuações e surpreendeu também na decisão deste domingo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião