Thomaz Bellucci decepcionou ao cair diante do colombiano Alejandro Falla, nesta terça-feira (2), em sua estreia no Torneio de Tóquio. O tenista número 1 do Brasil foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2, e não conseguiu confirmar o favoritismo diante de um rival que já havia batido em três de quatro confrontos até então.

CARREGANDO :)

Atual 40.º colocado do ranking mundial, Bellucci acabou prejudicado pelo desempenho muito ruim no saque. Ele teve apenas 45% de aproveitamento no primeiro serviço.

Atual 57.º tenista do mundo, o colombiano não ganhava do brasileiro desde 2008, quando triunfou no Torneio de Indianápolis. Depois daquele primeiro embate, Bellucci passou por Falla em dois jogos pela Copa Davis, em 2009 e neste ano, e também no ATP de Los Angeles de 2011.

Publicidade

Nesta terça, porém, o colombiano garantiu o término do jejum ao aproveitar três de dez chances de quebrar o saque adversário no primeiro set, no qual o brasileiro converteu dois de sete break points.

Na segunda parcial, Falla voltou a conseguir três quebras, desta vez em seis oportunidades, enquanto o tenista número 1 do Brasil ganhou apenas um game no serviço do adversário, na única oportunidade que teve neste set.

O colombiano enfrentará na segunda rodada o tcheco Tomas Berdych, segundo cabeça de chave da competição, que na segunda-feira estreou batendo o francês Benoit Paire por 2 sets a 0.

Murray avança

O dia de confrontos em Tóquio também teve a estreia do escocês Andy Murray. Principal favorito ao título do ATP 500 japonês, o tenista número 3 do mundo superou o croata Ivo Karlovic por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/4.

Publicidade

Inicialmente, Murray estrearia contra Gael Monfils, um rival considerado duro para uma primeira rodada, mas o francês desistiu por causa de uma lesão no joelho direito, que foi agravada com sua participação do Torneio de Pequim na semana passada. Com isso, foi substituído por Karlovic.

A estreia, porém, esteve longe de ser fácil para Murray. O croata voltou a mostrar que é um grande sacador ao contabilizar 18 aces e ganhar 79% dos pontos que disputou quando encaixou o primeiro serviço. Desta forma, o escocês só conseguiu vencer o primeiro set no tie-break e obteve uma única quebra de saque em todo o jogo, sendo que o rival só proporcionou seis break points.

Após passar por Karlovic, Murray enfrentará na segunda rodada o eslovaco Lukas Lacko, que na segunda-feira estreou arrasando o espanhol Albert Ramos por 6/0 e 6/2.

Outros jogos

O espanhol Nicolas Almagro não conseguiu justificar a condição de quinto cabeça de chave em Tóquio ao cair já na estreia diante do japonês Tatsuma Ito, que surpreendeu com uma vitória por 2 sets a 0, com 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5). O tenista da casa se credenciou para encarar na segunda rodada o russo Dmitry Tursunov, que passou pelo australiano Bernard Tomic com parciais de 6/4 e 7/5.

Publicidade

O canadense Milos Raonic, sexto cabeça de chave, também foi à segunda rodada nesta terça ao superar o tcheco Radek Stepanek por duplo 6/4. O italiano Marco Chiudinelli, o cipriota Marcos Baghdatis, o japonês Kei Nishikori, o francês Jeremy Chardy e o espanhol Tommy Robredo também venceram seus duelos do dia e avançaram à próxima fase.