Há um ano, Thomaz Bellucci chegou ao Aberto da Austrália no limite da lista dos 100 melhores do mundo. Tratado apenas como promessa, o então 90.º colocado do ranking da ATP durou apenas três sets no primeiro Grand Slam da temporada. Voltou para casa após a derrota para Yen-Hsun Lu, de Taipé.

CARREGANDO :)

Doze meses depois, o paulista de 22 anos volta a Melbourne na condição de melhor brasileiro do pós-Guga. Agora top 40 (é o 34.º da lista da Associação dos Tenistas Profissionais), terá no torneio, com início previsto para a noite de hoje, o primeiro grande desafio do ano da sua afirmação nas quadras.

O aquecimento reforçou as esperanças. No Torneio de Brisbane, Bellucci avançou até as quartas de final, de onde foi eliminado em um duro jogo com o 20.º colocado no ranking mundial, o tcheco Thomaz Berdych. Em Auckland, caiu nas oitavas contra o alemão Philipp Kohlschreiber, 27.º do ranking.

Publicidade

A estreia, ainda sem data definida até o fechamento desta edição, será contra o russo Teimuraz Gabashvili, 105.° do mundo. Caso avance, porém, provavelmente enfrentará o norte-americano Andy Roddick, sétimo do mundo. O gaúcho Marcos Daniel, outro brasileiro na chave de simples, terá caminho semelhante. Começa com o colombiano Alejandro Falla (77.º), mas depois pode pegar o sueco Robin Soderling (8.º).

O Brasil ainda terá quatro representantes na chave de duplas: Marcelo Melo e Bruno Soares, André Sá e Thomaz Bellucci.

Entre os tops, atenção especial para o primeiro duelo do ano entre o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer (masculino); e as belgas Kim Clijsters e Justine Henin surgindo como maiores candidatas a desbancar a número 1 do mundo Serena Williams.

* * * * *

Ao vivo

Publicidade

Aberto da Austrália, às 22 horas, na ESPN.