O brasileiro Thomaz Bellucci esteve perto de se garantir na terceira rodada do US Open, na noite desta quinta-feira (2). Foi superior ao sul-africano Kevin Anderson, 77.º do ranking, e liderou o placar durante toda a partida. Contudo, o número 1 do País sucumbiu aos próprios erros no tie break do último set e foi derrotado por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (4/7), 6/4, 5/7, 6/4 e 7/6 (7/2), após uma batalha de 3h51min.
Com a derrota, Bellucci repetiu as campanhas das duas últimas edições do US Open, quando foi eliminado na segunda rodada. Uma vitória nesta quinta garantiria o melhor resultado do brasileiro no Grand Slam americano. No entanto, ele oscilou bastante durante a partida e teve dificuldade para devolver o potente saque do adversário, de 2,03 metros de altura.
Anderson, que nunca faturou um título de nível ATP na carreira, terá pela frente na terceira rodada Richard Gasquet. O francês surpreendeu nesta quinta ao despachar o russo Nikolay Davydenko, atual número seis do mundo.
Bellucci e Anderson fizeram um primeiro set equilibrado nesta quinta, sem nenhuma chance de quebra. Mostrando força no saque, eles venciam seus games com facilidade. O brasileiro, porém, se saiu melhor no tie break e abriu vantagem no placar.
Mas o brasileiro não conseguiu manter o ritmo na parcial seguinte e acabou sofrendo a primeira quebra do jogo logo no game inicial. Anderson, que soube aproveitar a única chance que teve no set, manteve a dianteira até a final da parcial e empatou a partida.
O equilíbrio voltou a reinar no terceiro set, com ligeira vantagem de Bellucci. O brasileiro chegou a ameaçar o saque do rival, mas só obteve a quebra no final, passando à frente no placar novamente.
E, como aconteceu na segunda parcial, Bellucci oscilou na sequência e perdeu o saque no quinto game do quarto set. Com seu forte saque, Anderson garantiu seus games de serviço e voltou a empatar a partida.
O jogo seguiu parelho no quinto e decisivo set. Os dois tenistas voltaram a caprichar no serviço - Bellucci encerrou a partida com 19 aces, contra 14 do rival. Sem chances de quebra, a parcial foi decidida mais uma vez no tie break. Mas, dessa vez, o brasileiro ficou aquém do esperado. Desconcentrado, cometeu muitos erros bobos e facilitou a vitória do sul-africano.
Fora do US Open, Bellucci voltará suas atenções para a Copa Davis, que será disputada entre os dias 17 e 19 deste mês. O Brasil, que contará ainda com Ricardo Mello no jogo de simples, enfrentará a Índia, no piso sintético de Chennai, em busca de uma vaga no Grupo Mundial da tradicional competição.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast