Assim como aconteceu no Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, em março, o brasileiro Thomaz Bellucci teve uma grande atuação contra Roger Federer, nesta quarta-feira (24), e por pouco não conseguiu derrotar o atual número 1 do mundo. Em sua cidade natal, pela segunda rodada do Torneio da Basileia, o suíço ganhou por 2 sets a 1 - com parciais de 6/3, 6/7 (6/8) e 7/5, em 2 horas e 4 minutos - e avançou às quartas de final.
Embalado pelo vice no Torneio de Moscou, na Rússia, e pela vitória de virada na estreia contra o japonês Go Soeda, Bellucci entrou em quadra confiante contra Federer, mas pecou no momento decisivo do jogo. Agora, o brasileiro, número 34 do mundo, ainda segue na Basileia para o torneio de duplas - joga ao lado do finlandês Jarkko Nieminen e estreia nesta quinta. Na semana que vem, disputará o Masters 1000 de Paris, na França.
O jogo
Sem tomar conhecimento do brasileiro, Federer começou em grande ritmo e, com uma quebra de saque no início, não demorou para abrir 3/0. Depois do susto, Bellucci reagiu e equilibrou o jogo. No nono game, chegou a ter dois break points, quando o suíço sacava para o set, mas desperdiçou as chances.
O segundo set manteve o equilíbrio do fim da primeira parcial. Com bons saques, os dois tenistas confirmaram seus serviços, sem sofrer ameaças, até o tie-break. Bellucci, então, abriu boa vantagem ao fazer 6/2, pressionando Federer. O suíço conseguiu salvar quatro set points, mas o brasileiro aproveitou um vacilo do rival para fechar a parcial e empatar o confronto.
No terceiro e decisivo set, Bellucci conseguiu manter o equilíbrio e não deixou Federer abrir vantagem. Com cada tenista confirmando o seu serviço sem grandes problemas, o jogo seguiu igual até o suíço fazer 6/5. No 12.º game, o brasileiro errou o que não havia errado antes e cedeu dois match points para Federer, que não desperdiçou a chance logo na primeira tentativa e ganhou a partida.
Nas quartas de final, Federer vai enfrentar o vencedor do confronto entre o polonês Lukasz Kubot, que furou o qualificatório, e o francês Benoit Paire. O tenista da França venceu na estreia, nesta quarta, o italiano Andreas Seppi, algoz de Bellucci na final de Moscou, no domingo passado, por 4/6, 6/2 e 6/3.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia