Com de 62 gols em 22 partidas no Campeonato Paranaense, o Coritiba diminuiu a média de gols no competitivo Brasileirão, mas seguiu com um forte ataque tem o melhor da competição ao lado do Flamengo, com 18 bolas na rede. Ainda falta, porém, arrumar a defesa, que já sofreu 14 tentos. Para isso, o técnico Marcelo Oliveira tem à disposição um reforço importante: Leandro Donizete.Principal homem de marcação do Coritiba, clube que defende desde 2008, Donizete não entra em campo desde a segunda partida semifinal da Copa do Brasil contra o Ceará, em 25 de maio. Na temporada, ele só participou de 20 jogos devido a problemas físicos. Desses, em 18 apareceu sozinho como o principal marcador de Marcelo Oliveira no meio de campo, e a equipe levou dez gols (média de 0,55 por jogo).
Já Willian, que vem substituindo Donizete, foi o primeiro volante titular em 22 ocasiões, nas quais a defesa foi vazada 19 vezes (média de 0,83 por jogo). Juntos desde o apito inicial, os dois cabeças de área atuaram somente em duas oportunidades no ano, com a defesa sofrendo dois gols. Em outros quatro confrontos, Marcos Paulo saiu jogando, com sete gols sofridos. No total, o Coxa tomou 38 gols nos 44 duelos da temporada até agora.
Recuperado de uma contusão na panturrilha, Donizete chegou a ser liberado para os treinamentos na semana passada, mas acabou de fora da lista de relacionados para a partida do último sábado, quando o Fluminense foi batido no Couto Pereira por 3 a 1.
Seu retorno deve ser no próximo fim de semana diante do Bahia, em Salvador. Resta saber se voltará à equipe como titular, algo que Oliveira não pretende analisar no momento. "Por enquanto, penso só em comemorar essa vitória importante", afirmou o treinador depois do jogo contra o Tricolor carioca.
"O único senão [do jogo] foi ter tomado aquele gol e não ter marcado mais", lamentou Oliveira. "Isso pode ser importante no prosseguimento do campeonato", prosseguiu o técnico, sempre atendo ao saldo de gols alviverde: atualmente, quatro.
Para buscar na Bahia a primeira vitória fora de casa no Brasileirão, o técnico deve contar ainda com os retornos do lateral direito Jonas e do atacante Leonardo. Ambos não enfrentaram a equipe carioca devido a dores musculares.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião