O técnico Bernardinho definiu, nesta quinta-feira, o grupo que disputará o Campeonato Mundial, de 17 de novembro a 3 de dezembro. São os mesmos 12 jogadores que participaram da fase final da Liga Mundial, na qual o Brasil conquistou o hexacampeonato, em agosto.
Foram confirmados os levantadores Marcelinho e Ricardinho; os opostos Anderson e André Nascimento; os pontas Dante, Giba, Murilo e Samuel; os meios-de-rede André Heller, Gustavo e Rodrigão; e o líbero Escadinha. O levantador Bruno Rezende, o ponta Roberto Minuzzi, o oposto Leandrão e o meio-de-rede Sidão foram cortados.
A base da equipe é a mesma que conquistou o Campeonato Mundial de 2002. Somente Marcelinho, Murilo, Samuel e André Heller não estavam naquela competição. Ricardinho, Giba, Gustavo e o próprio Heller participaram do Mundial de 1998, também disputado no Japão, quando o Brasil ficou em quarto lugar.
A equipe viaja no domingo para Paris (FRA), onde treinará em um clube da região. Na quarta-feira, o grupo segue para Osaka, no Japão, local da aclimatação. A estréia no Mundial será no dia 17 de novembro, contra Cuba, em Fukuoka.