Montreux, Suíça (AE) O Brasil sempre esteve acostumado a ter seus jogadores entre os melhores do mundo e no centro de atenção da imprensa internacional. Agora, é a vez de um técnico brasileiro chamar a atenção dos especialistas e da imprensa européia. Ontem, durante o sorteio para as eliminatórias para a Eurocopa de 2008, uma das personalidades mais procuradas e entrevistadas foi o técnico Luiz Felipe Scolari. O treinador pentacampeão mundial com o Brasil em 2002 levará Portugal à Copa do Mundo deste ano, em junho. Mas as negociações e rumores sobre sua permanência na Europa já começaram.
"Quero ficar mais quatro anos na Europa", afirmou Scolari. Ele ainda não descartou dirigir a seleção inglesa. "O posto de treinador da Inglaterra é de interesse para qualquer um", afirmou.
Assessores da Federação Portuguesa de Futebol confirmaram que querem renovar o contrato de Felipão após o Mundial, mas sabem que várias ofertas já estão sendo feitas ao brasileiro.
O último rumor veio da imprensa londrina, que divulgou há poucos dias que Scolari estaria em uma lista de técnicos que a Inglaterra estaria considerando. Questionado por jornalistas ingleses sobre essa possibilidade, Scolari não fechou nenhuma porta. "Eu analisaria isso com interesse se eu receber esse convite. Mas por enquanto eu apenas posso falar sobre Portugal ", disse.
Scolari tem contrato até o dia 30 de julho. Há dois anos, Sven-Goran Eriksson fechou um entendimento que treinaria os ingleses até 2008. Mas recentemente anunciou que sairia após o Mundial de 2006, abrindo um espaço para um novo técnico. Felipão teria ainda dito a jornalistas ingleses que poderia dar uma "nova dimensão " ao futebol inglês, com maior mobilidade. "Scolari é um grande técnico e é vencedor", afirmou Eriksson. Ele não quis opinar, porém, se essa seria a substituição ideal para o comando do English Team.
Entre os jornalistas ingleses, Scolari também já ganhou um apelido: "Big Phil", uma tradução de Felipão. Em Londres, o responsável por escolher o novo técnico será Brian Barwick, diretor-executivo da federação inglesa. Nos últimos dias, Barwick ficou hospedado no mesmo hotel que Scolari em Montreux para o evento da Uefa. Isso porque os ingleses querem anunciar quem dirigirá o time de Beckham e Rooney antes mesmo do início da Copa.
Segundo a Federação Portuguesa, não são apenas seleções que estão em busca de Felipão. Clubes europeus também teriam feito ofertas. O brasileiro confirma: " Tenho recebido convites, mas agora só quero pensar no time português".
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”