O técnico Laurent Blanc divulgou nesta quinta-feira (26) uma lista de convocados para os jogos que a seleção francesa fará contra Bielo-Rússia e Bósnia-Herzegovina, no próximo mês, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2012. A convocação trouxe nove jogadores que representaram o país na última Copa do Mundo e teve como grande novidade o atacante Kevin Gameiro, chamado pela primeira vez.
Lloris, Mandanda, Carrasso, Clichy, Sagna, Alou Diarra, Diaby, Malouda e Valbuena são os atletas convocados que disputaram o Mundial na África do Sul e terão novas chances na seleção. Já Gameiro acabou lembrado por Blanc depois de se destacar com a camisa do Lorient. O jogador de 23 anos foi o segundo maior artilheiro do último Campeonato Francês, com 17 gols.
Gameiro ganha sua primeira oportunidade poucos dias depois de a Federação Francesa de Futebol anunciar uma suspensão de 18 jogos ao atacante Anelka, que foi cortado da seleção durante o Mundial após xingar o ex-técnico do país, Raymond Domenech, em uma discussão no intervalo do jogo contra o México. O fato motivou outros jogadores da seleção a boicotarem um treino e a crise culminou com a eliminação dos franceses já na primeira fase da Copa.
Outra novidade na lista de Blanc foi a convocação do veterano atacante Louis Saha, do Everton, que retorna à seleção depois de Thierry Henry anunciar que não defenderá mais o país.
Já o meia-atacante Yoann Gourcuff, suspenso por ter sido expulso contra a África do Sul no último confronto da fase inicial do Mundial, ficou fora da lista de Blanc, que também não pôde convocar Patrice Evra, Franck Ribery e Jeremy Toulalan, suspensos por envolvimento nos conflitos com Domenech, e os lesionados Samir Nasri e Aly Cissokho.
Confira a lista de convocados da França:
Goleiros - Hugo Lloris (Lyon), Cedric Carrasso (Bordeaux) e Steve Mandanda (Olympique de Marselha).
Defensores - Gael Clichy (Arsenal), Philippe Mexes (Roma), Adil Rami (Lille), Bacary Sagna (Arsenal), Mamadou Sakho (Paris Saint-Germain) e Benoit Tremoulinas (Bordeaux).
Meio-campistas - Abou Diaby (Arsenal), Alou Diarra (Bordeaux), Lassana Diarra (Real Madrid), Yann Mvila (Rennes), Florent Malouda (Chelsea), Jeremy Menez (Roma) e Mathieu Valbuena (Olympique de Marselha).
Atacantes - Karim Benzema (Real Madrid), Kevin Gameiro (Lorient) Guillaume Hoarau (Paris Saint-Germain), Loic Remy (Olympique de Marselha) e Louis Saha (Everton).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura