O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu nesta quinta-feira (2) explicações da Associação de Futebol Egípcia sobre a confusão que causou a morte de 74 pessoas na quarta, durante uma partida do torneio nacional. No caso mais violento do futebol desde 1996 - quando 84 pessoas morreram durante o jogo entre Guatemala e Costa Rica pelas Eliminatórias da Copa - torcedores foram mortos durante briga generalizada entre os fãs do Al Masry e do Al Ahly, em partida disputada na cidade de Port Said.
Em carta endereçada a Samir Zaher, presidente da Associação Egípcia de Futebol, Blatter voltou a lamentar o incidente, classificando a quarta-feira como um "dia negro", como já havia feito anteriormente, na história do futebol. "Compreendo perfeitamente o choque e a ira do país por um desastre desse ter acontecido", escreveu Blatter.
"Hoje é um dia negro para o futebol e temos de tomar medidas para assegurar que tal catástrofe nunca mais aconteça. O futebol é uma força para o bem, e não devemos permitir que ele seja maltratado por aqueles que queiram o mal. Como discutido ao telefone, esta manhã, aguardo mais notícias de você sobre as circunstâncias dessa tragédia".
Egípcios acusam a polícia de não ter agido para interromper a confusão em Port Said. A briga começou quando torcedores do Al Masry invadiram o campo após uma surpreendente vitória por 3 a 1 sobre o Al Ahly. Os torcedores do Al Masry, armados com facas, paus e pedras, perseguiram jogadores e torcedores da equipe rival, que correram no sentido das saídas e até das arquibancadas para escapar, segundo testemunhas.
"Como sempre, a Fifa está do seu lado neste momento difícil e está pronta para fornecer qualquer tipo de apoio que pode ser necessário", escreveu Blatter à associação egípcia.
O ministério do Interior do Egito disse que 74 pessoas morreram, incluindo um policial, e 248 ficaram feridas, sendo 14 delas policiais. "Meus pensamentos estão com as famílias de todos aqueles que perderam suas vidas", disse Blatter.
- Associação Egípcia de Futebol é dissolvida após mortes
- Diretor de clube egípcio denuncia pistoleiros infiltrados entre torcedores
- Polícia egípcia prende 47 no tumulto em Port Said
- "Parecia guerra", conta jogador do Al Ahly
- Distúrbios de Port Said entram para rol de tragédias nos estádios de futebol
- Confronto entre torcedores deixa pelo menos 74 mortos no Egito
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Deixe sua opinião