A boa notícia foi dada pelo próprio Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, durante a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares de 2005, realizada na noite da sexta-feira: os alunos que se destacarem durante os nove dias de competições, que começaram neste sábado, terão a possibilidade de integrarem o programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

CARREGANDO :)

- Os três primeiros colocados em cada prova individual e os 24 atletas selecionados dos esportes coletivos, escolhidos pelos técnicos e árbitros, terão direito à Bolsa-Atleta - confirmou o ministro.

De autoria do próprio Ministro, a Lei 10.891 contempla atletas em quatro categorias: estudantil, nacional, internacional e olímpico, que engloba também o paraolímpico. A Bolsa-Atleta tem duração de 12 meses e as inscrições para o programa são reabertas anualmente. Cada atleta recebe um cartão da Caixa Econômica Federal (CEF) e poderá sacar a quantia todo mês em qualquer agência da CEF. Para o esporte estudantil, o atleta contemplado recebe o incentivo de R$ 300 por mês.

Publicidade

Durante as Olimpíadas Escolares, serão selecionados 24 atletas dos esportes coletivos (três meninos e três meninas em cada modalidade) e os três primeiros colocados nas provas individuais. Esses alunos-atletas terão o direito de pleitear a Bolsa-Atleta junto ao Ministério do Esporte. Preenchidos os pré-requisitos exigidos pelo ministério, os atletas passam a receber a bolsa no ano de 2006.

As Olimpíadas Escolares serão disputadas durante nove dias. Cerca de 2500 alunos, com idades entre 15 e 17 anos, de mais de 520 entidades de ensino públicas e privadas do país - número recorde - disputarão medalhas em oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez.

Neste sábado, dia 1, estão sendo realizadas as primeiras disputas das Olimpíadas Escolares com partidas de basquete e lutas de judô. No domingo, começam as partidas de handebol. Com cerca de 3300 pessoas envolvidas no evento, entre atletas, técnicos, árbitros, voluntários e organizadores, a competição será realizada em 17 instalações esportivas da Capital Federal.