"Ah, é Bonamigo!". É assim que a torcida coxa saudou o técnico, que com a vitória de ontem por 3 a 1 sobre o Ituano, iguala o retrospecto de Márcio Araújo (74%) dentro do Couto Pereira, o melhor entre os treinadores do Coritiba na administração Giovani Gionédis, iniciada em 2002.
A diferença, porém, é que enquanto Bonamigo conquistou 100 pontos, com 31 triunfos em 45 partidas, o Pastor dirigiu o Alviverde apenas nove vezes, com seis vitórias, dois empates e uma derrota.
O resultado comprova também a força do clube dentro de casa, onde não é derrotado há seis meses, desde o revés para o Corinthians (1 a 0) em novembro, ainda pela Série A.
A comemoração dos quase oito mil torcedores que enfrentaram o frio e foram ao Alto da Glória só não foi maior por causa do gol que faltou para o Coxa assumir a primeira colocação da Série B. Beneficiado pelo empate entre Sport e Atlético-MG (0 a 0), no Recife, o Coritiba agora é vice-líder da competição. A equipe tem os mesmos 14 pontos do Rubro-Negro pernambucano, mas perde no saldo de gols (5 a 4).
Um lance, ocorrido aos 30 minutos da etapa inicial ilustra bem a solidariedade que Bonamigo exige dos jogadores. Eanes roubou a bola no meio-de-campo, tabelou com Caio e lançou Wilton Goiano na direita. O ala chutou cruzado e quase fez o gol. Com o treinador, atacante marca e zagueiro aparece como elemento surpresa na frente.
Foi assim que Marcelo Batatais fez o primeiro gol da noite, em jogada iniciada pelo lateral-esquerdo Ricardinho na ponta direita, que passou por Caio e Henrique antes de morrer no fundo da rede do ex-atleticano André Luís (20).
Mesmo em vantagem, o Coxa não abriu mão da estratégia de marcar por pressão, o que por vezes dificultava a saída de bola do Ituano. Sem alternativa, os paulistas abusavam dos chutes para frente. O Coritiba recuperava a bola e contra-atacava em velocidade, como no gol de Eanes, que contou com a falha de Samuel para ampliar (35).
Antes de Jefferson sair do banco para marcar o terceiro e consolidar o triunfo alviverde, Erivélton marcou o de honra para a equipe de Itu. "Começar com duas vitórias é muito importante. Isso mostra que o grupo está mobilizado em seus objetivos", comentou o técnico após a partida.
Pelo menos ontem, os coxas substituíram o grito de "Fora, Gionédis" por "Ah, é Bonamigo!".
Em Curitiba
Coritiba 3Kléber; Henrique, Índio e Marcelo Batatais; Wilton Goiano, Márcio Egídio, Jackson, Caio (Fábio Pinto) e Ricardinho; Eanes (Anderson Gomes) e Alberto (Jefferson). Técnico: Paulo Bonamigo.
Ituano 1André Luís; Ricardo Lopes, Erivélton, Samuel e Kauê; Johnny, Adriano (Paulo Santos), Pierre e Juliano; Gilson (Fernando Gaúcho) e Rômulo (Cris). Técnico: Leandro Campos.
Estádio: Couto Pereira. Gols: Marcelo Batatais (C), aos 20 e Eanes, aos 35 do 1.º tempo; Erivélton (I), aos 15 e Jefferson (C), aos 31 do 2.º tempo.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião