A Federação Inglesa de Futebol estuda a possibilidade de processar a empresa "Blighty Collectables", responsável pela fabricação de uma série de bonecos denominada "Pequenos Hooligans", inspirada nos grupos de torcedores violentos do país.
A entidade britânica considera que os bonecos constituem uma ofensa a propriedade intelectual dos clubes ingleses, já que são fabricados nas cores dos principais times do país e podem incitar a violência.
O porta-voz da Premier League, Dan Johnson, lembrou que a Liga já foi à Justiça quando outras empresas utilizaram cores e logomarcas das equipes de futebol sem autorização.
"Se estão atentando contra a propriedade intelectual dos clubes, levaremos a empresa a julgamento", ressalta Johnson.
Segundo a Federação, a empresa fabricante teria suspendido a venda dos bonecos há cinco meses, entretando, no site dos "little hooliganz" (Com "z" mesmo, em vez de "s") é possível fazer pedidos e, em uma nota do dia 1 de agosto, a empresa diz que todos os bonecos foram vendidos mas que voltarão a ser comercializados em setembro.
Cada boneco tinha alguma relação com algum time da liga inglesa e, até mesmo, com jogadores que atuam no país. O do Arsenal, por exemplo, se chamava "Terrible Henry", em referência ao atacante francês Thierry Henry.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano