Irregular durante toda a Série B, o Paraná tem se especializado em reabilitar equipes que estão mal na tabela. Em 27 jogos, foram sete tropeços contra times que lutam contra o rebaixamento. Grêmio Barueri, Bragantino, Asa, Icasa, Salgueiro, São Caetano e Guarani tiraram pontos do Tricolor.
Nas últimas rodadas, o time foi derrotado por Icasa, que não vencia há sete jogos, e Salgueiro, penúltimo colocado. No fim do primeiro turno, a vitória sobre o Paraná deu início à arrancada do Bragantino, que, após superar o Tricolor, venceu outras cinco partidas consecutivas e pulou da 15.ª para a sexta posição.
Mesmo quando estava no G4, o desempenho tricolor contra times da parte debaixo da tabela foi ruim. O Grêmio Barueri, 12.º na época, não tomou conhecimento do Tricolor na Vila Capanema. Venceu por 3 a 1 e emendou uma sequência de quatro jogos sem derrota.
O retrospecto negativo ligou o sinal de alerta para o confronto de hoje, às 20h30, contra o Duque de Caxias, em Volta Redonda. Mesmo com o péssimo campeonato da equipe carioca apenas uma vitória em 28 jogos os jogadores paranistas pregam cautela para o confronto. "Para mim, é muito mais difícil encarar uma equipe nesta situação. Prefiro jogar contra um adversário que está mais tranquilo, em uma posição melhor, do que um que precisa vencer urgente", disse o zagueiro Cris.
O clube da Baixada Fluminense vem de um bom empate fora de casa com o Náutico. Mas está virtualmente rebaixado. Tem a pior campanha da era dos pontos corridos. São 18 derrotas, saldo de gols negativo de 35 e apenas 11 pontos em 81 disputados.
Com chances remotas de acesso, o Paraná vai entrar em campo novamente com desfalques. O lateral-direito Marquinho e o zagueiro Flávio Boaventura estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e vão ser substituídos por Lisa e Brinner. O atacante Borebi sentiu uma lesão na coxa e, poupado, não viajou com o elenco. Ricardinho fica com a vaga no ataque ao lado de Hernane.
A novidade vai ser a entrada do zagueiro Cris no lugar de Édson Rocha. O ex-capitão retorna ao time depois de sete rodadas lesionado e terá a missão de dar consistência ao sistema defensivo, muito criticado nos últimos jogos. No período em que o zagueiro esteve fora, o Paraná venceu apenas um jogo. "Sofremos alguns gols pelo fato de a equipe não se comunicar em campo e ele tem essa característica, então será importante para o grupo", justificou o técnico Guilherme Macuglia.
Ao vivo
Duque de Caxias x Paraná, às 20h30, no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
Deixe sua opinião