O Botafogo não precisou jogar bem para derrotar o Paysandu por 2 a 0, na tarde deste sábado, na Arena da Ilha do Governador. Reinaldo e Gláuber marcaram os gols que deixaram o alvinegro carioca em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, com 31 pontos. Já o time paraense, com 13 pontos, permanece na lanterna da competição.
Após duas derrotas consecutivas e sem César Prates, um de seus principais jogadores, afastado por falta de empenho, o Botafogo não fez uma boa partida. Como também estava sem o lateral-esquerdo Bill, contundido, o time teve dificuldade para criar as jogadas pelas laterais.
De início, as melhores oportunidades saíram dos pés de Alex Alves. Aos 5 minutos, ele recebeu lançamento longo, entrou na área e chutou cruzado para boa defesa do goleiro Alexandre Fávaro. No lance seguinte, o atacante chutou na entrada da área e a bola bateu na mão do zagueiro João Carlos, mas o árbitro Carlos Eugênio Simon nada marcou.
O Paysandu, por sua vez, pouco ameaçava o gol de Max. Na melhor chance no primeiro tempo, aos 25m, Robson escorou de cabeça uma cobrança de escanteio e o goleiro espalmou. No rebote, João Carlos demorou a chutar na pequena área e foi desarmado por Rafael Marques.
O Botafogo respondeu aos 30m, quando Juca fez boa jogada pela direita e, já dentro da área, rolou para Alex Alves. O atacante girou o corpo e chutou forte de esquerda, mas a bola bateu no lateral Marco Aurélio em cima da linha do gol.
Aos 36m, Oziel cruzou alto na área e o baixinho Gláuber subiu livre, mas cabeceou para fora. Quatro minutos depois, o Botafogo abriu o marcador. Num lançamento longo, Gláuber tocou de peito e Reinaldo deu um lençol em João Carlos antes de deslocar o goleiro, fazendo seu primeiro gol com a camisa alvinegra.
Com menos de um minuto do segundo tempo, Reinaldo teve a chance de ampliar o placar. Lançado em profundidade, tentou encobrir Alexandre Fávaro, mas o toque foi fraco e o zagueiro conseguiu tirar. Depois, mesmo com o jogo sob domínio, o Botafogo criou poucas jogadas de gol. Ainda assim, chegou ao segundo num contra-ataque puxado por Alex Alves, aos 36m. Gláuber entrou livre pela esquerda e chutou rasteiro, fora do alcance do goleiro adversário.
- O importante é o time ter esta vontade, esta garra. Não jogamos tão bem assim, mas o importante foi o time voltar a vencer - comentou Alex Alves.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, enquanto o Paysandu joga com o Vasco, em Belém.
Botafogo 2 x 0 Paysandu
Local: Arena da Ilha do Governador, no Rio
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS), auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e José Javel Silveira (RS)
Gols: Reinaldo, aos 40m do primeiro tempo; Gláuber, aos 36m do segundo
Cartões amarelos: Asprilla, Scheidt e Gláuber, do Botafogo; Leandro, Luís Augusto e Vânderson, do Paysandu
Botafogo: Max, Oziel, Rafael Marques, Scheidt e Asprilla; Leandro Carvalho, Juca, Gláuber e Caio (Ramon); Alex Alves (Diguinho) e Reinaldo (Guilherme). Técnico: Péricles Chamusca
Paysandu: Alexandre Fávaro; Marco Aurélio, João Carlos, Silvio e Leandro; Vânderson, Alemão (Carlos Alberto), Donizetti Amorim (Luís Augusto) e Rodrigo (Balão); Robson e Éder Ceccon. Técnico: Gilson Kleina
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas