Nos rostos dos torcedores atleticanos era evidente um semblante triste e uma sensação ruim. Depois de 29 anos o Atlético voltou a perder um jogo para o Botafogo jogando em Curitiba, mas isso aconteceu da pior forma possível. Com a derrota por 5 a 0, o Furacão fica com 27 pontos e interrompe a boa serie de três vitórias consecutivas que tinha.
Nas arquibancadas estavam 16.190 torcedores do Atlético que esperavam um jogo bonito e "bem jogado". Nos primeiros minutos foi assim, mas com o passar do tempo o quadro tornou-se desfavorável e o jogo ficou nervoso para o Atlético. Cristian foi expulso ainda no primeiro tempo e as vaias que ele recebeu seriam ouvidas com freqüência até o apito final do árbitro.
Primeiro tempo avassalador para os visitantes
A partida começou bem movimentada, o que acabou comprovando as expectativas de um grande jogo neste domingo. O Atlético não teve medo de avançar e buscar o gol logo no início, mas o Botafogo não ficou apenas como um espectador. A torcida compareceu à Arena da Baixada em bom número e apoiava o Rubro-Negro em todas as jogadas.
Depois de algumas jogadas de perigo do Botafogo, principalmente pelos pés de Zé Roberto, o Atlético foi para cima. Aos 13 minutos de jogo o cruzamento veio pelo lado direito para a área. Ferreira ajeitou e tocou para a pequena área para Marcos Aurélio chutar forte, à queima roupa, para grande e providencial defesa de Lopes.
Só que aos poucos o Botafogo foi deixando o jogo equilibrado e em alguns momentos já se mostrava melhor que o Atlético. Isso se comprovou aos 23 minutos após uma cobrança de falta de Juninho. O chute saiu relativamente fraco, mas o goleiro Cléber deu rebote. Lima, ex-Atlético, apareceu e cabeceou nas redes para abrir o placar. Como havia prometido no começo do jogo, Lima não comemorou o gol em respeito ao ex-clube.
Depois disso o Atlético pouco ameaçou e o Botafogo também se mostrava satisfeito com a vantagem parcial. Só que aos 38 minutos o meia Zé Roberto fez linda jogada, passou entre três marcadores e fez o toque. Reinaldo apareceu já dentro da área e chutou com força nas redes de Cléber para marcar o segundo gol carioca.
Atordoado em campo, o Atlético, que teve o jogador Cristian expulso aos 28, ficou sem ação e o terceiro gol adversário veio logo em seguida. Aos 42 minutos Ruy fez o cruzamento da direita para a cabeçada precisa de Reinaldo.
Antes mesmo de ouvir o apito do árbitro Giulliano Bozzano, que determinaria o final do 1.º tempo, os torcedores viram um contra-ataque rápido do alvinegro. Zé Roberto arrancou e de dentro da área chutou em baixo das pernas do goleiro do Furacão para marcar o 4.º do Botafogo. Antes do final, Juninho chutou forte e quase marcou mais um.
Botafogo administra o jogo
Atuando com um jogador a menos, para o segundo tempo o técnico Vadão resolveu radicalizar e assim tentou provocar um "fato novo" no jogo. André Rocha, Alan Bahia e Marcos Aurélio deixaram o jogo para as entradas de Willian, Erandir e Fabrício.
As mudanças não surtiram muito efeito, pelo menos para a torcida. O toque de bola foi a alternativa escolhida pelo Botafogo para administrar o resultado que lhe era amplamente favorável. O Atlético chegou com perigo real em poucas vezes e, em uma delas, Danilo cabeceou por cima do goleiro e quase marcou.
O jogo seguiu sem ritmo e com o Atlético tendo muito pouco o que fazer. A torcida vaiou e pegou no pé de alguns jogadores. Quando o jogo estava no minuto final, Ruy executou um belo chute que bateu na trave de Cléber. No rebote, Lima surge e toca nas redes. Como no seu 1.º gol, Lima não comemorou seu feito, mas vibrou quando o árbitro Giulliano Bozzano apitou e decretou o final da partida.
Veja em vídeos os principais lances da partida e os cinco gols sofridos pelo Furacão. Assista ainda a entrevista que o técnico Vadão deu ao Programa Camisa 12, explicando a derrota.
Confira a ficha técnica e os principais lances do jogo
Veja como ficaram os time na classificação
Acompanhe os outros resutlados da rodada
Vadão tenta entender derrota e assume parte da culpa
Marcelo Silva e Danilo explicam desempenho do Atlético
Cuca comemora vitória e elogia torcida do Atlético
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião