O Botafogo está classificado para as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. O Corinthians, que perdeu a partida de ida por 3 a 1, no Maracanã, começou o jogo a mil por hora para tentar dar o troco, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Mas faltaram qualidade técnica e disciplina tática para os jogadores do Timão, que apanhou novamente do Fogão, agora por 2 a 1, e, mais uma vez, viu o sonho de conquistar um título sul-americano virar um tremendo pesadelo.
Eliminado da Copa Sul-Americana, o Corinthians volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde ainda corre o risco de rebaixamento. O Botafogo, além da competição nacional, disputará as oitavas-de-final do torneio sul-americano contra o River Plate, da Argentina. O primeiro duelo já acontece na próxima semana.
No próximo domingo, às 16h, novamente no Pacaembu, Corinthians e Botafogo voltam a medir força. O duelo agora será válido pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro.
Pressão corintiana
O Corinthians começou o jogo partindo para cima do Botafogo. Com rápida troca de passes e atacando pelas laterais do campo, o Timão acuou o adversário na defesa. Logo aos sete minutos, Arce, da intermediária, quase marcou um golaço, por cobertura, aproveitando que o goleiro Max estava adiantado. Aos 12, Wilson cruzou e Finazzi, de cabeça, mandou a bola na trave.
Apesar da pressão, o Corinthians sentiu a ausência de um armador no meio-campo. Wilson não teve habilidade para exercer a função. Além disso, ele foi mais um terceiro atacante, ao lado de Finazzi e Arce. O Botafogo, em bela cobrança de falta de Luciano Almeida, obrigou Felipe a fazer grande defesa. Depois, Lúcio Flávio, de fora da área, mandou a bola na rede, mas pelo lado de fora.
No segundo tempo, o Corinthians voltou mais ofensivo. Saiu o novato Carlão, que vinha quebrando o galho na zaga e no meio-campo, e entrou o atacante Everton Santos, com a função de armar as jogadas. Mas o Botafogo teve o mérito de marcar firme, impedindo o Timão de chegar com freqüência ao ataque.
Com mais qualidade técnica, bastou o Botafogo colocar a bola no chão, trocar passes rápido, que o talento individual fez a diferença. Aos 13 minutos, Lúcio Flávio fez bela jogada e mandou a bola na trave. No rebote, ele mesmo pegou o rebote e abriu o placar. Mas, na base da raça, o Corinthians chegou ao empate rapidamente. Aos 18, o oportunista Finazzi deixou tudo igual no marcador.
O jogo ficou aberto e movimentado. As duas equipes partiram para o ataque em busca do segundo gol. Everton Santos criou grande chance para o Timão. Lucio Flavio respondeu para o Fogão. Aos 42, Dodô, que estava apagado, finalmente apareceu na partida e, de cabeça, fez 2 a 1, e, merecidamente, classificou a equipe carioca.