A evolução do recorde| Foto:
Fred Bousquet quebrou o recorde com o maiô Jaked, ainda avaliação pela Fina

Fred Bousquet, superou ontem mais uma barreira na história da natação. O francês venceu a final dos 50 m livre do Campeonato Francês em 20s94 e se tornou o primeiro homem a superar a distância em menos de 21 segundos. O nadador melhorou em 0s34 a marca anterior, de 21s28, que estava em poder do australiano Eamon Sullivan.

CARREGANDO :)

"É uma vingança, porque não me classifiquei para os Jogos Olímpicos (de Pequim, no ano passado)", desabafou ele, em entrevista ao diário esportivo L’Equipe.

Fora da última Olimpíada, Bousquet viu o brasileiro César Cielo, seu atual companheiro de treinos em Auburn, nos EUA, triunfar nos 50 m livre nas piscinas chinesas.

Publicidade

"Já penso em Roma (sede do Mundial, em julho) e em todos os que enfrentarei", acrescentou. Com os triunfos nos 50 m e 100 m livre em Montpellier, Bousquet assegurou vaga em ambas as provas.

Maiôs

O recorde de Bousquet reforça ainda mais o bom momento vivido pela natação francesa. Na quinta-feira, Alain Bernard havia conseguido o recorde mundial dos 100 m livre, com o tempo de 46s94 marcado nas semifinais. Na prova, Bernard usou o maiô X-Glide, da italiana Arena, que ainda aguarda liberação da Federação Internacional de Natação (Fina).

Apesar de aprovado pela Federação Internacional de Natação (Fina), o Jaked, usado ontem por Fred Bousquet, gera polêmica. O maiô é feito com poliuretano, que dá maior flutuabilidade ao atleta.

A farra dos maiôs, porém, tem data para acabar: a Fina proibirá que o poliuretano cubra mais de 50% da anatomia dos nadadores em 2010.

Publicidade