O Brasil 1 assumiu, na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília) a liderança da primeira etapa da Regata Volta ao Mundo, entre Vigo (Espanha) e Cidade do Cabo (África do Sul). De acordo com o boletim oficial divulgado às 8 horas desta sexta-feira, o barco comandado por Torben Grael já havia conseguido abrir uma vantagem de 8 milhas náuticas (14,4 km) para o Holanda 1. A reação do Brasil 1 foi impressionante. Em cinco dias, a embarcação brasileira tirou mais de 120 milhas náuticas de diferença para os holandeses.
A disputa promete ser bastante equilibrada até que os veleiros completem as cerca de 2.600 milhas náuticas que restam para o término da perna. O Holanda 2, terceiro colocado, a 24 milhas náuticas (43 km) do líder, e a Suécia, no quarto lugar, a 40 milhas náuticas (72 km), se dirigem à rota mais ao leste, a mesma escolhida pelo Brasil 1 desde a passagem por Fernando de Noronha. O trajeto rendeu ventos mais fortes e propiciou aos brasileiros a chegada ao primeiro lugar da etapa, que, segundo a organização, está prevista para se encerrar no dia 4 de dezembro.
- Temos chances de vencer a etapa, mas ainda faltam muitas milhas a serem percorridas e temos de aguardar. O barco está seguindo por um caminho mais curto e mais arriscado, mas estamos todos muito confiantes em um bom resultado nesta primeira etapa - afirmou Alan Adler, diretor do projeto Brasil 1.
Em um período de 24 horas, o Brasil 1 andou a uma velocidade média de 13,6 nós, contra 12,1 nós do Holanda 1, que ainda não fez a curva em direção à África. O Holanda 2 foi a embarcação mais veloz, com 14,1 nós. E o Ericsson velejou a 13,7 nós.
Depois da passagem pelo portão de pontuação em Fernando de Noronha, o Brasil 1 manteve-se na vice-liderança na classificação geral da regata, com 5,5 pontos, atrás da Suécia, que tem 6,5 pontos. O Holanda 1 é o terceiro colocado, com 4,5 pontos, seguido pelo Holanda 2 (3,5 pontos), EUA (2,5 pontos), Espanha (2 pontos) e Austrália (zero ponto).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”