Mais uma vez, o Brasil 1 está velejando na rota mais curta para seu destino final na África do Sul. Desde 5h (de Brasília) desta quarta-feira, Torben Grael e sua tripulação fizeram uma manobra e agora velejam para nordeste, já na direção da Cidade do Cabo, chegada da primeira etapa da Regata Volta ao Mundo.
O Holanda 2, comandado pelo francês Sebastien Josse, segundo colocado 93 milhas (167 km) à frente do Brasil 1, fez a mesma manobra. Com isso, os dois barcos estão velejando com ventos mais fortes do que o líder Holanda 1, do comandante neozelandês Mike Sanderson, que ainda veleja para leste, ao sul do destino. No boletim das 8 horas, o Brasil 1 andava a 22 nós (40 km/h), com ventos a 24. O Holanda 2 estava a 22 nós, com ventos a 21 e o Holanda 1 velejava a 17 nós, com ventos de 18.
O horário da chegada continua incerto. O primeiro colocado deve chegar à África do Sul no começo da tarde de quinta-feira (manhã no Brasil). Brasil 1 e o Holanda 2 devem aparecer na Cidade do Cabo apenas na madrugada de quinta para sexta-feira, noite no Brasil. Gerente de logística do projeto brasileiro, o francês Herve le Quilliec acha que essa previsão ainda vai mudar.
"Os ventos mudam bastante próximos da costa e acho que todos irão muito mais devagar quando se aproximarem da Cidade do Cabo. Com isso, todos devem chegar algumas horas mais tarde do que o previsto", afirmou.
Em quarto lugar, a Suécia, do comandante inglês Neil McDonald, continua velejando mais lentamente do que os concorrentes. O barco sueco está a 143 milhas (257 km) dos brasileiros e só deve chegar à África do Sul na noite de sexta-feira. O barco da Austrália já está velejando para o leste, na Cidade do Cabo, mas deve chegar apenas no dia 11 de dezembro.
Nesta quinta-feira, o barco da Espanha anunciou também que abandonou a etapa. O barco sofreu uma colisão no primeiro dia da etapa e não conseguiu reparar o problema a tempo. O barco será colocado em um navio diretamente para a Cidade do Cabo. A embarcação dos EUA já está na Cidade do Cabo. O veleiro norte-americano chegou de avião há dois dias e está sendo reparado.
Depois da passagem pelo portão de pontuação em Fernando de Noronha no dia 21, o Brasil 1 manteve-se na vice-liderança na classificação geral da regata, com 5,5 pontos, atrás da Suécia (6,5 pontos). O Holanda 1 é o terceiro colocado, com 4,5 pontos, seguido por Holanda 2 (3,5 pontos), EUA (2,5 pontos), Espanha (2 pontos) e Austrália (1,5 ponto).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião