O Brasil deu um show contra Porto Rico, escapou da Argentina na semifinal e está a uma vitória de voltar aos Jogos Olímpicos a última participação foi em Atlanta-1996. Ontem, os comandados do técnico Rubén Magnano venceram por 94 a 72 e enfrentarão a República Dominicana nas semifinais do Pré-Olímpico das Américas, em Mar del Plata, que vale aos finalistas o passaporte para Londres-2012. Argentina e Porto Rico se enfrentam na outra semifinal. Os jogos serão amanhã.
Ontem, o time brasileiro atropelou Porto Rico com outra grande atuação. Na quarta-feira, a seleção tinha surpreendido e vencido por 73 a 71 a Argentina, temida desde o ouro de Atenas-2004 e que jogou com força máxima. O Brasil entrou em quadra com um ritmo muito forte, com destaque especial para o terceiro quarto quando chegou a abrir quase 30 pontos de vantagem: 77 a 49.
O quinto triunfo consecutivo garantiu ao Brasil a melhor campanha na segunda fase da competição. Além de confirmar a primeira colocação, a vitória serviu para derrubar um tabu que perseguia o time brasileiro nos últimos Pré-Olímpicos. A última vitória verde-amarela sobre os porto-riquenhos até então havia sido em 1992, ainda com a geração de Oscar Schmidt em quadra.
"A gente conseguiu o primeiro objetivo, que era chegar na decisão de sábado numa boa condição. A ideia era não pegar a Argentina na semifinal", afirmou o ala Marcelinho Machado, um dos líderes da seleção brasileira. "Tudo o que a gente fez até agora na competição nos coloca numa condição boa. Agora, falta o passo mais importante. O time está preparado para isso e tenho certeza de que vai dar tudo certo", completou o jogador.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura