Se o futebol apresentado pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006 esteve longe do esperado para a torcida, a decepção com os canarinhos parece ter sido ainda maior para a Fifa. Melhor seleção do mundo no ranking da entidade, o Brasil é mostrado em pouco mais de um minuto no documentário oficial sobre o Mundial da Alemanha, que tem quase duas horas de duração.
A seleção aparece no filme em apenas uma cena, durante a vitória por 3 a 0 sobre Gana, pelas oitavas-de-final do Mundial. De acordo com os produtores Peter & Stevie Hargitay, a produção prioriza a final, as semifinais e as quartas-de-final da competição, o que poderia justificar a pouca atenção dada aos brasileiros.
"Primeiro, tentamos manter nosso foco na final. As semifinais e as quartas-de-final eram a prioridade seguinte. Na verdade, o foco principal sempre foi a final (quando a Itália derrotou a França nos pênaltis)", afirmam os produtores, em entrevista ao site oficial da Fifa.
A explicação dos executivos faria sentido se não fosse por um detalhe: a Inglaterra, que a exemplo do Brasil também foi derrotada nas quartas-de-final (perdeu para Portugal), merece nada menos do que cerca de 15 minutos na produção.
O DVD "The Fifa 2006 World Cup Film - The Grand Finale" pode ser comprado por 18 dólares na internet e deve ser lançado comercialmente no Brasil em meados de fevereiro. Assim como a seleção da última Copa, a superprodução parece difícil de emplacar por aqui.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião