O sábado (11), penúltimo dia da Olimpíada de Londres, dá a chance de pelo menos três medalhas de ouro para o Brasil. O vôlei feminino busca o bicampeonato olímpico, enquanto que o futebol e o boxeador Esquiva Falcão buscam glórias inéditas para seus esportes.
O primeiro a querer fazer história é o futebol masculino. O time do técnico Mano Menezes encara o México, às 11 horas. De um lado, o favoritismo de Neymar, Oscar, Leandro Damião e de outro um time mexicano desfalcado de Giovanni dos Santos, mas fruto de um bom projeto de categorias de base com consultoria do holandês Johan Cruyff. O Brasil nunca ganhou o ouro olímpico, ficando com a prata em 1984 e 1988 e o bronze em 1996 e em 2008.
O vôlei feminino carrega um peso menor, pois é o atual campeão olímpico, mas o jogo da decisão será contra os Estados Unidos, às 14h30, servirá para mostrar a recuperação da equipe após uma quase eliminação precoce na primeira fase. As adversárias, inclusive tem laços no Brasil. Dois dos destaques da equipe, Hooker e Scott-Arruda, atuam no vôlei nacional, sendo a última casada com um brasileiro.
Para fazer história, o boxeador Esquiva Falcão enfrenta o japonês Ryota Murata , às 17h45. Ele já é dono da melhor campanha olímpica da história do boxe brasileiro e, se vencer a luta da categoria até 75 kg, será o primeiro atleta do país a ganhar o ouro na modalidade.
Natália quer ouro no taekwondo em mais um dia de Bolt
Outra possível medalha para o Brasil poderá vir dos tatames. Às 5h30, Natália Falavigna começa a caminhada na categoria até 67 kg do taekwondo. A primeira adversária é a sul-coreana In Jong Lee. Passando por este desafio, ela enfrenta a vencedora do confronto entre a francesa Anne-Caroline Graffre, número 2 do mundo e Natalya Mamatova, do Uzbequistão.
Atletismo
Usain Bolt foi poupado nas eliminatórias do revezamento 4x100m masculino. A tendência é que ele entre na pista junto com Yohan Blake na final da prova, às 17 horas. Poderá ser a despedida do astro das provas de velocidade olímpicas, pois ele ainda não confirmou se pretende ou não estar no Rio de Janeiro. A Jamaica defende o título da prova e tem como principal adversário os Estados Unidos.
Confira a programação de sábado:
Brasil
5h30 Taekwondo acima de 67kg - Natália Falavigna (BRA) x In Jong Lee (COR)5h47 - Canoagem - C1 - 200 m - Masculino - Ronílson Oliveira (BRA) disputa a Final B
11h Futebol masculino Final Brasil x México
14h30 Vôlei feminino Final Brasil x Estados Unidos
17h45 Boxe até 75 kg Final - Esquiva Falcão (BRA) x Ryota Murata (JAP)
Outras atrações:
5h00 - Atletismo - Marcha atlética 50km Final masculina
7h30 Vôlei feminino disputa do bronze - Japão x Coreia do Sul
11h10 - Ginástica rítmica individual Final feminina
13h - Atletismo - Marcha atlética - 20km Final feminina14h45 - Pentatlo moderno - Evento Combinado Final masculina15h - Atletismo - Salto em altura Final feminina15h20 - Atletismo - Lançamento de dardo Final masculina15h30 - Atletismo - 5.000m Final masculina16h - Atletismo - 800m Final feminina16h25 - Atletismo - Revezamento 4x400 m rasos Final feminina
16h30 - Handebol Final feminina - Noruega x Montenegro
17h Basquete - Final feminina - França x Estados Unidos
17h - Atletismo - Revezamento 4x100m rasos Final masculina