Indianápolis O Brasil terá 6 pilotos entre os 33 do grid das 500 Milhas de Indianápolis, a grande prova do automobilismo norte-americano. E vai buscar a sexta vitória na corrida. O maior favorito é Hélio Castro Neves, que larga na primeira fila. Tony Kanaan sai na segunda fila e também tem boas chances. Mas há dois adversários muito difíceis: o pole position Sam Hornish Jr. e Dan Wheldon, vencedor em 2005.
Kanaan, campeão da IRL em 2004, sentiu a evolução de seu Dallara/Honda entre o início dos treinos, dia 10 de maio, e o Pole Day. Mas demorou para o rendimento melhorar. "Só me encontrei com o carro na véspera do Pole Day. Até lá estava achando que não teria a menor chance. Mas, felizmente, isso mudou", revelou.
Os carros estão mais difíceis de guiar. Isso vai compensar o fato de todos utilizarem o mesmo motor Honda. "Antes estava mais fácil. Nós estávamos mal-acostumados. Agora o piloto tem que lutar com o desgaste de pneus que torna os carros menos estáveis. Para quem assistir à corrida vai ser ótimo", disse Kanaan.
Uma curiosidade: Kanaan correrá hoje com o mesmo desenho de capacete de Rubens Barrichello. E Rubinho, por sua vez, corre em Mônaco na etapa da Fórmula 1 com o mesmo capacete do amigo Tony. "Se eu ganhar a corrida, não troco mais o capacete até o fim da temporada", prometeu Tony.
Desde 1984, quando Emerson Fittipaldi disputou a prova pela primeira vez, o Brasil já conquistou cinco vitórias em Indianápolis. O próprio Emerson ganhou em 89 e 93, Hélio Castro Neves venceu em 2001 e 2002 e Gil de Ferran levou a melhor em 2003. Só os norte-americanos, que competiram sozinhos a maior parte das 89 edições da corrida, tem mais vitórias.
A temporada da Indy Racing League (IRL) em 2006, da qual faz parte as 500 Milhas, está revelando o domínio da Penske, que venceu com Helinho as corridas de S. Petersburg e Motegi, ameaçado apenas pela Chip Ganassi, com a vitória de Dan Wheldon na corrida de abertura da temporada em Homestead.
Hélio Castro Neves está na liderança do campeonato com 146 pontos, contra 104 de Dan Wheldon e 94 de Sam Hornish Jr.
TV: 500 Milhas de Indianápolis, às 14 horas, na Band e Bandsports.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião