“Será uma pedreira”, alerta Zé Roberto| Foto: CBV

A seleção brasileira feminina de vôlei estreia hoje na Copa do Mundo, torneio que dará três vagas para a Olimpíada de Lon­dres-2012. E o Brasil já abre a disputa em clima de decisão contra a perigosa equipe dos Estados Unidos, em jogo marcado para às 7h20 (horário de Brasília), em Nagano, no Japão.

CARREGANDO :)

Na Copa do Mundo, as 12 seleções se enfrentam todas contra todas até 18 de novembro, passando por quatro cidades japonesas. Não haverá uma decisão de título, sendo campeão o país que somar mais pontos. Diante disso, cada partida da competição ganha ainda mais importância. "Gosto de campeonato normal, com semifinal e final, mas temos de nos adequar ao formato do torneio. É longo e cansativo, com 11 jogos em 15 dias. Não tem descanso. Mas não é difícil só para nós. A Copa do Mundo é um título que ainda não temos e isso é uma motivação a mais", disse a ponteira Mari.

O Brasil ganhou das norte-americanas na final da Olim­­píada de Pequim-2008, mas perdeu na decisão do Grand Prix deste ano. As seleções ocupam as duas primeiras posições do ranking da Federação Inter­­nacional de Vôlei (FIVB) – as brasileiras na liderança.

Publicidade

"Será uma pedreira. Esse é um jogo importante para as nossas pretensões. Elas têm como ponto forte o sistema defensivo, o ataque e o contra-ataque. São muito habilidosas e jogam com velocidade tanto na ponta quan­­to pelo meio", alertou o técnico José Roberto Guimarães. "É um time difícil de ser marcado".

Ao vivo

Brasil x EUA, às 7h20, no SporTV.