Leipzig, Alemanha (Folhapress) O sorteio dos oito grupos da Copa da Alemanha, uma disputa imprevisível que começa às 17h30 (horário de Brasília), pode deixar o Brasil em situação até mais tranqüila do que a vivida na primeira fase do Mundial de 2002 ou colocar a seleção em apuro recorde.
Com o ranking da Fifa como base, a seleção brasileira pode enfrentar pela primeira vez na fase inicial da competição dois top ten República Tcheca ou Holanda e EUA. Se o Brasil cair em chave com tchecos, americanos e tunisianos, teria pela frente o grupo mais duro, pelo ranking, que já enfrentou em início de Mundial.
A soma das posições desses três adversários na lista da Fifa daria 38, e o menor número que o Brasil já viu pela frente de cara na Copa foi 47, em 1994 (tomando como base o ranking da época). Em contrapartida, as "bolinhas" podem deixar o Brasil ao lado de Ucrânia, Trinidad e Tobago e Angola, cuja soma das posições no ranking mundial resulta 153.
A conquista do penta começou mesmo em dezembro de 2001 quando o acaso colocou rivais na época festejados na rota da seleção: Turquia, China e Costa Rica. Por isso, Carlos Alberto Parreira não esconde o favoritismo do seu time. Ele tenta, porém, evitar o que seria o Grupo da Morte do ano que vem. "É bom ter pé-quente e mão quente", disse ele.
O Brasil tem 33,3% de probalidade de enfrentar logo na primeira fase a Sérvia e Montenegro, seleção tradicional (herdeira da Iugoslávia) que passou invicta nas eliminatórias e mandou até a cabeça-de-chave Espanha à repescagem. Essa equipe será colocada à parte no sorteio porque jogará em grupo encabeçado por país da América (Argentina, Brasil ou o México).
Não haverá, assim, três europeus em uma mesma chave. E o Brasil pode enfrentar dois rivais do Velho Mundo de alto nível na fase inicial, que classifica duas equipes por grupo às oitavas-de-final.
O sorteio será transmitido pela Globo, às 18h15, ESPN Brasil, BandSports e Sportv, às 17h30.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião