• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

Turrão, Dunga se desgasta com funcionários

As evidências de que existe um desgaste na relação de Dunga com parte da comissão técnica da seleção são cada vez mais perceptíveis. Dono de um estilo centralizador e turrão, pouco afeito à divisão de poder, Dunga vai criando em torno de si uma atmosfera desfavorável. Já teve desavenças com homens da confiança do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e não parece disposto a reparar os danos.

Leia a matéria completa

Lima – O Brasil busca hoje sua primeira vitória fora de casa nas Eliminatórias da Copa de 2010, contra a seleção do Peru, adversário sem nenhuma tradição no futebol sul-americano. Com Kaká e Robinho, os dois em grande fase, não há como negar a expectativa de um novo espetáculo. O jogo será disputado em Lima a partir das 19h10 (horário de Brasília). Na última partida, o time do técnico Dunga goleou o Equador, no Maracanã, por 5 a 0, com show da dupla de craques.

O retrospecto recente do Brasil contra equipes da América do Sul em eliminatórias de Mundial não é muito bom quando os jogos são disputados fora do país. São cinco partidas consecutivas sem vencer.

Nos treinos da semana em Teresópolis, Dunga deu ênfase ao que considera fundamental para o time voltar de Lima com três pontos: manter a posse de bola por mais tempo que o adversário e errar o mínimo possível nas trocas de passes.

"Vamos enfrentar uma seleção forte nas jogadas de bola aérea e que contará com o apoio entusiasmado de sua torcida", disse o técnico.

O objetivo da seleção é terminar a quarta rodada, na noite de quarta-feira, quando jogará com o Uruguai, no Morumbi, com 10 pontos. Isso daria tranqüilidade à comissão técnica até o compromisso seguinte do Brasil nas eliminatórias – apenas em junho de 2008, contra o Paraguai. E permitiria a Dunga se dedicar mais à preparação do time sub-23 para a Olimpíada de Pequim.

Na verdade, na seleção não existe nenhum temor declarado de que o Brasil não se classifique para o Mundial. Até por causa da disparidade técnica no continente, com supremacia da equipe de Dunga e da Argentina.

O jogo da noite de hoje pode também celebrar o reencontro do atacante Luís Fabiano com a camisa da seleção. Convocado para a vaga de Afonso, contundido, ele estará entre os reservas, mas tem chances de entrar no decorrer da partida. Se o time estiver em dificuldades no ataque e prevalecer o bom senso do treinador, o ex-atleta do São Paulo deve ter uma oportunidade.Nos treinos, Luís Fabiano se saiu melhor que o titular Vágner Love, de quem recebeu elogios e uma declaração incomum quando está em jogo uma disputa por posição no time brasileiro. "Tomara que ele entre, faça gols e ajude a seleção", afirmou Love, até agora pouco produtivo na equipe.

Se há problemas no ataque, Dunga está satisfeito com o rendimento da defesa, notadamente com os zagueiros Lúcio e Juan, sempre firmes na marcação e com alguma técnica na condução de bola. Como atribui à seleção do Peru a capacidade de desestabilizar os adversários com jogadas de bola aérea, Dunga orientou sua zaga para evitar surpresas desagradáveis em Lima. "Tem que se antecipar, e eles sabem disso."

* * * * *

Na TV: Brasil x Peru, às 19h10 (de Brasília), na RPC TV, Sportv, ESPN Brasil e Bandsports.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]