Dois times brasileiros poderão ter que disputar a primeira fase da Taça Libertadores 2006, também chamada de Pré-Libertadores, e não um como ocorreu este ano. O motivo é o título da competição conquistado pelo São Paulo, que o classificaria diretamente para a edição do ano que vem.
Como o Brasil terá um representante a mais - o atual campeão, que aumenta de cinco para seis os classificados -, dois deles terão que passar pela seletiva. Os outros três, além do Tricolor paulista, entram na segunda fase, a de grupos.
Néstor Benítez, diretor da Conmebol, confirmou a informação.
"E quem define os representantes que disputarão as fases é a CBF", explicou o porta-voz.
O mais provável é que o quarto (que já estava programado) e o terceiro do Brasileirão disputem a seletiva. Mas ainda não há confirmação oficial da CBF. A reportagem não conseguiu contato com Virgílio Elíseo, diretor do departamento técnico.
O campeão nacional, o vice e o Paulista, vencedor da Copa do Brasil, já entrariam na fase de grupos.
A Conmebol aumentou o número de participantes da Libertadores para 36 times e criou a Pré-Libertadores. São 12 times que se enfrentam em jogos de ida e volta: 11 de cada federação que participa do campeonato, sendo que o país do campeão tem dois.
Em 2005, a Colômbia do vencedor de 2004, o Once Caldas, teve quatro participantes, sendo que dois tiveram que disputar a seletiva. O sorteio dos confrontos ocorre em 1º de dezembro, em Assunção, capital do Paraguai.
Deixe sua opinião