Dois times brasileiros poderão ter que disputar a primeira fase da Taça Libertadores 2006, também chamada de Pré-Libertadores, e não um como ocorreu este ano. O motivo é o título da competição conquistado pelo São Paulo, que o classificaria diretamente para a edição do ano que vem.
Como o Brasil terá um representante a mais - o atual campeão, que aumenta de cinco para seis os classificados -, dois deles terão que passar pela seletiva. Os outros três, além do Tricolor paulista, entram na segunda fase, a de grupos.
Néstor Benítez, diretor da Conmebol, confirmou a informação.
"E quem define os representantes que disputarão as fases é a CBF", explicou o porta-voz.
O mais provável é que o quarto (que já estava programado) e o terceiro do Brasileirão disputem a seletiva. Mas ainda não há confirmação oficial da CBF. A reportagem não conseguiu contato com Virgílio Elíseo, diretor do departamento técnico.
O campeão nacional, o vice e o Paulista, vencedor da Copa do Brasil, já entrariam na fase de grupos.
A Conmebol aumentou o número de participantes da Libertadores para 36 times e criou a Pré-Libertadores. São 12 times que se enfrentam em jogos de ida e volta: 11 de cada federação que participa do campeonato, sendo que o país do campeão tem dois.
Em 2005, a Colômbia do vencedor de 2004, o Once Caldas, teve quatro participantes, sendo que dois tiveram que disputar a seletiva. O sorteio dos confrontos ocorre em 1º de dezembro, em Assunção, capital do Paraguai.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais