O Brasil deu um show no Desafio Internacional de Remo, realizado neste domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A bandeira verde e amarela foi erguida no lugar mais alto do pódio nas três modalidades disputadas. A atleta Luciana Granato venceu o single skiff feminino peso leve e já está garantida na equipe que vai disputar os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Na categoria dois sem masculino, Anderson Nocetti e Allan Bitencourt também conquistaram o ouro. No double skiff masculino peso leve, José Carlos Sobral e Thiago Gomes garantiram o primeiro lugar.
O evento foi considerado um teste para as raias Albano, tecnologia ainda inédita na América do Sul. Estassubstituirão as antigas bóias que delimitavam o caminho percorrido por cada remador a cada 250 metros. Entre os atletas, a novidade foi aprovada por unanimidade.
- O balizamento albano é muito bom porque dá a garantia de que não vamos sair da reta. Antes a gente tinha que ficar se preocupando com a direção do barco, porque qualquer desvio acabava prejudicando o tempo final. Agora o foco é só na prova. - diz Anderson Nocetti.
Depois do bom resultado na competição em que países como Uruguai, Peru, Venezuela e Paraguai participaram, os atletas brasileiros ficaram otimistas em relação ao Pan do Rio, e esperam conquistar medalhas.
- Com certeza o remo vai fazer bonito no Pan - garante a atleta Deborah Amorim, prata na prova skiff feminino peso-leve.
Os atletas só sentiram falta da presença do público, que tentava assistir a prova do lado de fora do estádio, já que sua entrada não era permitida devido às obras.
- Com esta vista maravilhosa, as raias aprovadas e a medalha, só faltou o público para o dia ser perfeito. Mas no Pan estarão todos aqui - acredita Luciana Granato, ouro no skiff feminino peso-leve.
Problemas com o partidor automático
Outra novidade aguardada, mas que acabou não sendo vista, foi a utilização de um partidor automático no início da prova. O aparelho prende os barcos e evita que queimem a largada. Segundo o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o aparelho começou a ser montado na última sexta-feira, mas com as chuvas, a montagem foi suspensa e só foi concluída no sábado à tarde. Por falta de teste, a comissão de arbitragem achou melhor não utilizá-lo.