A seleção brasileira masculina de basquete sofreu uma dura derrota nesta segunda-feira, no Mundial do Japão. Depois de Leandrinho errar dois lances livres a seis segundos do fim que poderiam ter dado a vantagem ao Brasil, o time acabou derrotado pela Turquia por 73 a 71, na terceira rodada do Grupo C.
Nesta quarta-feira, o Brasil volta à quadra de Hamamatsu para enfrentar a Grécia, atual campeã européia, a partir das 7h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Com duas derrotas e apenas uma vitória, os brasileiros farão contra os gregos e a Lituânia, na quinta-feira, dois jogos decisivos o futuro da equipe na competição. Das seis seleções de cada grupo, classificam-se para as oitavas-de-final os quatro melhores colocados.
A seleção brasileira esteve mal na primeira metade do jogo, dando espaço na marcação para os turcos, principalmente nas bolas de três pontos. A Turquia se aproveitou disso e acertou oito de 19 tentativas. Se na defesa a equipe de Lula Ferreira esteve mal, no ataque a situação não foi diferente, com o quinteto errando todas as sete tentativas da linha de três. Os pontos da equipe ficaram restritos praticamente às mãos do armador Leandrinho e do pivô Thiago Splitter, que juntos fizeram 28 dos 37 marcados no primeiro tempo, que terminou com vitória turca por seis pontos de diferença.
Se Leandrinho e Splitter estavam bem, quem destoava era Anderson Varejão, que errava todas as suas tentativas de ataque. Abatido no intervalo, o pivô do Cleveland Cavaliers recebeu os incentivos de Leandrinho e Estevam, que foram "ligar" o companheiro de equipe. A força deu certo, com Varejão fazendo os seus primeiros pontos com dois lances livres e depois acertando uma bela enterrada.
Leandrinho desperdiça lances livres decisivos
Mas não foi só Anderson que retornou melhor no terceiro quarto. Toda a equipe voltou mordida à quadra, apertando a defesa e acertando os ataques. Após um pedido de tempo de Lula Ferreira faltando dois minutos para o fim do terceiro quarto, o Brasil incendiou em quadra. Marcelinho acertou a primeira cesta de três pontos e Anderson Varejão cravou uma enterrada, levantando a equipe, que logo em seguida voltou a liderar com 55 a 54. A mudança de postura se refletiu no placar, com os brasileiros totalizando no quarto 21 pontos contra 13 dos turcos.
O Brasil manteve a boa postura no quarto final da partida, mas uma falta técnica de Marcelinho Huertas atrapalhou a confirmação da reação brasileira. Ao acertar os dois lances livres e ainda uma bola de três, os turcos voltaram a liderar o placar: 61 a 60.
Ainda assim, o Brasil ainda teve uma chance de fechar o jogo a seu favor. Com 70 a 69 contra no placar, Leandrinho partiu para o ataque e sofreu a falta. A apenas seis segundos do fim e com dois lances livres a seu favor, o cestinha da partida (com 26 pontos) e melhor jogador brasileiro até então desperdiçou as duas oportunidades e, nos lances livres seguintes, a equipe turca fez mais dois pontos, abrindo 72 a 69. No final, o placar terminou com 73 a 71 para a Turquia, que está classificada para as oitavas-de-final da competição com três vitórias em três partidas.
BRASIL 71 X 73 TURQUIA
BRASILLeandrinho (26 pontos), Tiago Splitter (13), Marcelinho Huertas (0), Anderson Varejão (8) e Guilherme (4). Entraram: Nezinho (2), Marcelinho (13), Murilo (0), Estevam (0) e Alex (5). Técnico: Lula Ferreira
TURQUIAErdogan (19), Kutluay (14), Gönlüm (10), Kurtolgu (8), Peker (7). Entraram: Atsur (4), Arslan (6), Ilyasova (3), Solak (2) e Demirel (0). Técnico: Bogdan Tanjevic.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano