O Brasil faz sua estréia na VIII Copa Latina de Beach Soccer nesta sexta-feira, contra o Uruguai. Além de se conhecerem de muitos outros encontros, os dois adversários ainda têm algo mais em comum: o técnico da equipe uruguaia é o brasileiro Marcelo Mendes, campeão brasileiro pela equipe de São Paulo. As partidas terão entrada gratuita e o transmissão ao vivo pelo Sportv.
Apesar de já ter até conquistado um título à frente da Seleção o Mundialito de Portimão, Portugal, em agosto , o técnico Alexandre Soares fará no desafio diante dos uruguaios a sua estréia oficial à frente da seleção brasileira:
"O Mundialito foi na condição de interino", explica o treinador. "A estréia em torneios oficiais é mesmo agora e isso me faz sentir um friozinho na barriga. Mais ainda porque se trata do Uruguai, que está entre as melhores equipes do mundo", completou, lembrando que o rival ficou com o 5º lugar na Copa do Mundo da Fifa, em maio deste ano.
Para o técnico dos uruguaios, Marcelo Mendes, enfrentar logo na primeira rodada o grande favorito não é necessariamente ruim.
"Talvez o melhor fosse jogar no domingo, mas estrear contra o Brasil também não é mau. Se fizermos um bom jogo, isso nos dará confiança para as duas partidas seguintes", analisou ele, que alguns dias antes do embarque sofreu os desfalques de dois veteranos: Ricardo e Fabián. "Trouxemos para o lugar deles atletas que vinham fazendo o período de treinos conosco: o Oli e o Matias, de 20 anos, que faz sua estréia em jogos oficiais."
Portugal e Argentina fazem a outra partida desta sexta-feira, que abre a Copa Latina, às 12h de Brasília (11h em Fortaleza). Com a mesma base que levou o país a ser historicamente conhecido como maior rival do Brasil no cenário mundial, Portugal chega disposto a dar o troco do Mundialito, quando o time, dentro de casa, perdeu a final para o Brasil por 9 a 4. Já a Argentina trouxe no grupo com três estreantes:
"Estamos intensificando o trabalho para criar uma base forte. Agora o centro de treinamento da AFA (Associação Argentina de Futebol) tem uma quadra de areia e isso vai nos ajudar muito", explicou o técnico Carlos Juarez.
Homenagem
O jogo de estréia entre Brasil e Uruguai marcará também a despedida do atleta Expedito, de 29 anos, do beach soccer. O jogador foi o primeiro cearense a defender a Seleção e já disputou quatro Brasileiros por seu Estado. Hoje, comanda uma escolinha que ensina crianças a jogar na areia.
"Ele já fez tanto pelo esporte que a Confederação Brasileira achou justo fazer esta homenagem aqui, dentro do Ceará", disse o presidente da CBBS, Paulo Cezar Fernandes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião