Hegemonia: garotos sub-20 da seleção brasileira comemoram o 10º título do país no Sul-Americano| Foto: Yuri Cortez/AFP

Puerto La Cruz, Venezuela - Bicampeão por antecipação – o título foi confirmado na última sexta-feira –, o Brasil acabou derrotado por 1 a 0 pelo Paraguai em sua despedida no Campeonato Sul-Americano Sub-20, encerrado na noite de domingo, em Puerto La Cruz, na Venezuela. O gol paraguaio foi marcado por Hernán Pérez, aos 10 minutos do segundo tempo.

CARREGANDO :)

Foi o único jogo em que a seleção brasileira não marcou gols na competição e a vitória serviu para o Paraguai garantir o vice-campeonato e a vaga no Mundial da categoria, que será disputado no Egito, de 25 de setembro a 16 de outubro deste ano. Os paraguaios terminaram o hexagonal final com 8 pontos, contra 12 do Brasil.

O título brasileiro foi o 10º da história da competição. O Uruguai já conquistou sete títulos, a Argentina, quatro, seguidos de Colômbia (dois) e Paraguai, (um).

Publicidade

A seleção bicampeã teve dois grandes destaques em sua campanha de seis vitórias, um empate e duas derrotas. Dos 17 gols marcados nos nove jogos disputados, o centroavante Walter e o meia Douglas Costa brilharam. O primeiro, do Internacional, foi um dos quatro artilheiros da competição, com cinco gols. O segundo, do Grêmio, começou o torneio no banco de reservas, ganhou a posição de titular e fez três decisivos gols.

O elenco contava com dois paranaenses: o meia Giuliano, ex-Paraná, agora no Internacional, e o zagueiro Leandro Silva, do Coritiba.

A grande surpresa foi a eliminação da Argentina, que não poderá defender os títulos conquistados nas duas últimas edições do Mundial Sub-20. A equipe treinada por Sergio Batista chegou à última rodada com poucas chances de classificação para o Mundial e viu o sonho ruir com a derrota por 1 a 0 para a Colômbia, logo no primeiro jogo do dia.

Maior campeã da história dos Mundiais Sub-20, com seis conquistas, a Argentina pode ver o Brasil, com quatro títulos, se aproximar.

No outro jogo do dia, a Venezuela venceu por 4 a 1 o Uruguai, que já estava classificado, e pela primeira vez vai disputar uma competição oficial da Fifa. A seleção da casa acabou na quarta posição, atrás da Celeste no saldo.

Publicidade