O português Cristiano Ronaldo ou o sueco Ibrahimovic, dois dos principais atacantes da Europa, não estará no Brasil para disputar a Copa do Mundo de 2014. As seleções de Portugal e Suécia vão se enfrentar na repescagem europeia e apenas a vencedora garantirá a vaga.
O duelo entre as seleções ficou definido ontem, em Zurique, na Suíça, em sorteio na sede da Uefa (entidade que controla o futebol na Europa). O primeiro jogo será no dia 15 de novembro, em solo português, e o outro será no dia 19, na casa dos suecos.
"É um rival com que teremos de competir da melhor maneira. Estamos cientes das dificuldades que vamos encontrar, mas convictos que vamos ao Brasil", disse Paulo Bento, o técnico português.
Portugal esteve nas três últimas Copas. Em 2002 e 2006, conseguiu a classificação de forma direta. Em 2010, a vaga foi obtida na repescagem contra a Bósnia-Herzegovina. Cristiano Ronaldo participou das campanhas portuguesas de 2006 (4.ª colocação) e 2010 (11.º lugar).
Já a Suécia ficou fora dos dois últimos Mundiais, sem nem sequer ter disputado a repescagem. Em 2002, obteve a vaga de forma direta na eliminatória europeia. A Copa de 2002, organizada em parceria por Japão e Coreia do Sul, foi a única de Ibrahimovic a seleção sueca terminou na 13.ª colocação. "São partidas completamente diferentes dos duelos da fase de grupos. Não se pode cometer muitos erros. A equipe que cometer mais erros é a que ficará fora da Copa do Mundo", disse Ibrahimovic, ao site do LEquipe. "Portugal é favorito", emendou.
O sorteio na Uefa também definiu os outros três confrontos. A Ucrânia irá enfrentar a França. A Grécia pega a Romênia. E a Croácia encara a Islândia única das seleções na repescagem que nunca jogou uma Copa.
O regulamento é simples. O time que marcar mais gols nas duas partidas irá ao Mundial. Em caso de empate nos dois jogos, vence a equipe que fizer mais gols como visitante.
Se ainda assim não for possível determinar o classificado, a decisão será na prorrogação. Caso nenhum tento seja marcado durante os 30 minutos da prorrogação, a decisão será nos pênaltis.
Deixe sua opinião