A seleção feminina não retornou ao pódio em um Mundial de basquete. Ontem, no Ibirapuera, em São Paulo, o Brasil caiu diante dos EUA, por 99 a 59, na disputa pelo bronze. Na final, a Austrália derrotou a Rússia por 91 a 74, e conquistou o título pela primeira vez.

CARREGANDO :)

O jogo eficiente das americanas calou o público no Ginásio do Ibirapuera – colocaram uma vantagem de 40 pontos sobre o Brasil. A americana, filha de argentina, Diana Taurasi fez 28 pontos, no que chamou de "melhor jogo da vida" – vai comemorar o bronze numa viagem para as Bahamas com os pais.

Além de não ganhar uma medalha em casa no jogo de despedida de jogadoras campeãs mundiais como Janeth e Alessandra, o Brasil terá de brigar com os Estados Unidos por uma vaga na Olimpíada de Pequim, em 2008, no Pré-Olímpico de 2007. O técnico Antônio Carlos Barbosa disse que o Brasil ainda terá a chance de assegurar sua presença em Pequim, no Pré-Olímpico Mundial, em junho de 2008, com as últimas cinco vagas em disputa.

Publicidade

Todas as jogadoras brasileiras passaram a caminho do vestiário chorando. "Era um grupo muito unido", lamentou a armadora Adrianinha. "Elas (as norte-americanas) fizeram um jogo perfeito", resumiu Janeth.

O Brasil sentiu falta da pivô Alessandra em quadra – com dor no ombro esquerdo (tendinite no bíceps, sofrida na semifinal). "Foi triste assistir do banco", comentou Alessandra, que vai descansar até para cuidar do ombro, e depois vai jogar no exterior. "Já falei para a Érika bola para frente, não espere por mim. A seleção brasileira foi tudo na minha vida, mas agora tem o lado pessoal. As meninas brincam que o basquete era o meu marido."

Título inédito

O clube das campeãs mundiais de basquete feminino, até então restritos a Estados Unidos (sete títulos), Rússia (seis) e Brasil (um), ganhou um novo sócio. A Austrália, bronze nos dois últimos mundiais, subiu ao degrau mais alto do pódio com a vitória por 91 a 74 sobre as russas.

O título coroa a melhor equipe da competição. A Austrália venceu os nove jogos que disputou e ainda teve a melhor jogadora do torneio, Penny Taylor.

Publicidade

Ontem, a armadora marcou 28 pontos (foi a cestinha da partida) e apanhou 9 rebotes. A pivô Lauren Jackson também teve participação importante na vitória de sua equipe com 16 pontos e 11 rebotes.