O Brasil conquistou a medalha de ouro e a de bronze na prova masculina de 5 km de maratonas aquáticas do Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos. O gaúcho Carlos Pavão, do Grêmio Náutico União/RS, chegou em primeiro em 57m34s e conseguiu seu terceiro título continental. Seu conterrâneo e companheiro de clube, Guilherme Bier, conquistou a terceira posição, com o tempo de 58m08s. A medalha de prata ficou com o argentino Daniel Blaum, com a marca de 57m45s.

CARREGANDO :)

"Eram quatro bóias e só assumi a primeira posição na terceira delas na segunda e última volta. Mas só tive certeza da vitória nos últimos 200 metros. Me senti bem durante quase toda a prova, só no começo estava um pouco travado, já que o meu ombro esquerdo incomodava", disse Pavão, bicampeão sul-americano da prova longa em 2002 (10km) e 2004 (18,75km).

Na prova feminina, a chegada foi bem tumultuada com a brasileira Maria da Penha Cruz e a experiente argentina Maria Celeste Puñet disputando braçada a braçada. Pepenha bateu na faixa de chegada em primeiro, mas as duas nadadoras haviam errado o caminho. Depois de mais de uma hora de reunião, os dirigentes decidiram não desclassificar nem Pepenha nem Celeste, dando a vitória para a argentina, mas a delegada da Venezuela entrou com protesto, pedindo a desclassificação das duas nadadoras, o que daria a medalha de prata para a sua atleta Santiago.

Publicidade

O Sul-Americano termina na sexta-feira, dia 10/03, com a prova de 10 quilômetros, que terá a participação dos brasileiros Maria da Penha Cruz, Bruna Cavalcante, Luis Eduardo Oliveira e Fábio Lima.