• Carregando...

São Paulo – Para Dunga, Ronaldo "Fenômeno" tem sido carta fora do baralho. E a seleção brasileira, que hoje faz amistoso contra a Inglaterra, no primeiro jogo de seleções adultas no novo estádio de Wembley, em Londres, virou um laboratório – fracassado até agora – na busca de um artilheiro para substituir o antigo ídolo.

Os novos candidatos ao cargo do maior artilheiro da história das Copas são o ex-corintiano Jô, 20, e Afonso, 26, artilheiro do Campeonato Holandês. Hoje eles começam na reserva de Vágner Love, um dos que fazem os números de Ronaldo serem uma miragem para os centroavantes do time nacional sob o comando de Dunga.

Nos nove jogos com o novo treinador, apenas quatro gols foram marcados por todos os centroavantes de ofício que entraram em campo (Vágner Love, Ricardo Oliveira, Adriano, Rafael Sobis e Fred). Em alguns casos, dois deles estiveram no gramado ao mesmo tempo.

A média de 0,4 por jogo fica muito longe do 0,7 de Ronaldo com a camisa da seleção. Mesmo em momentos medianos, como na Copa da Alemanha, em 2006, o jogador do Milan foi mais eficiente – teve média de 0,6 tento por partida.

Em público, Dunga diz que o "Fenômeno" ainda pode voltar ao time nacional. Por enquanto, sem um artilheiro que resolva, o técnico quer que os outros jogadores ofensivos (Ronaldinho, Kaká e Robinho) apareçam contra os ingleses. "São três jogadores que não podem receber uma única função. Eles têm de ter liberdade, mas com responsabilidade coletiva", afirmou o treinador, que considera um desperdício Ronaldinho ficar mais fixo pelo lado esquerdo do ataque, como geralmente faz no espanhol Barcelona.

As novas apostas estão confiantes. Jô, que penava para ir às redes nos tempos de Parque São Jorge, celebra seu novo estilo no russo CSKA. "No Corinthians eu jogava mais atrás e por isso marcava poucos gols. Agora, tenho liberdade na frente, os gols começaram a sair."

Já Afonso quer aproveitar a oportunidade na seleção para "se mostrar" à torcida brasileira. "Agora o torcedor vai poder me conhecer melhor. Espero não decepcionar a confiança do Dunga se tiver a chance de jogar contra a Inglaterra", afirmou o atacante, que começou no Atlético-MG e atualmente defende o Heerenven, da Holanda. Diferentemente de Afonso, as estrelas "rodadas" da seleção são presença certa no time que começa jogando. A irritação de Dunga pelo pedido de dispensa para a Copa América não foi capaz de tirar Kaká e Ronaldinho do time.

Na TV: Inglaterra x Brasil, às 15h45, na Globo.

* * * * * *

Em LondresInglaterra x Brasil

InglaterraRobinson; Neville, Carragher, Wes Brown e John Terry; King, Gerrard, Lampard e Beckham; Smith e Owen. Técnico: Steve McClaren

BrasilHelton; Daniel Alves, Naldo, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Kaká e Ronaldinho; Vagner Love e Robinho. Técnico: Dunga

Estádio: Wembley.Horário: 16 horas.Árbitro: Markus Merk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]