Apesar do início arrasador, a seleção americana de basquete encontrou dificuldades para passar pelo Brasil, em amistoso disputado nesta terça-feira na China. Com uma defesa bem montada na segunda metade da partida, a equipe de Lula Ferreira tirou uma diferença de 16 pontos e equilibrou o jogo, que terminou com a vitória dos Estados Unidos por 90 a 86. A partida faz parte da preparação das duas seleções para o Campeonato Mundial da China, que começa no dia 19 de agosto.
Contando com estrelas da NBA como LeBron James e Carmelo Anthony, os americanos lideraram absolutos o placar na primeira metade do jogo. O bom trabalho defensivo do Dream Team americano dificultou o passe e o ataque dos brasileiros, que se embolavam dentro do garrafão adversário. O primeiro quarto terminou com uma vantagem de nove pontos para os americanos, que fizeram 30 contra 21 dos brasileiros.
Além dos problemas no ataque, o Brasil voltou para o segundo quarto se atrapalhando na marcação e dando muito espaço para os contra-ataques da equipe adversária. Mostrando uma mão muito afiada, o Dream Team americano acertou diversas bolas de três pontos e fechou a primeira metade da partida com 52 a 38. O único revés da seleção dos Estados Unidos neste quarto foi a saída de Carmelo Anthony, que teve uma hiperextensão do joelho após cair sobre o banco de reservas ao brigar pela posse de bola na lateral da quadra.
Quando tudo parecia se encaminhar para uma fácil vitória das estrelas americanas, o Brasil voltou para o terceiro quarto surpreendendo. Fazendo uma marcação por zona em quase toda a quadra, os brasileiros complicaram a vida dos americanos, que passaram a errar muitos passes. A equipe de Lula Ferreira chegou a fazer 16 a 0 no início do quarto, passando a liderar a partida pela primeira vez. Foi então que as duas equipes começaram a se revezar na liderança do placar, mas os Estados Unidos voltaram a fechar o quarto na frente, com 70 a 69 após uma cesta de três pontos nos segundos finais.
O retorno para o quarto final de jogo continuou com a seleção de Lula Ferreira muito bem na defesa e com contra-ataques eficientes, se alternando na frente do marcador até o fim. Mas alguns erros de arbitragem acabaram tirando a concentração dos brasileiros, que perderam Thiago Splitter e Anderson Varejão eliminados com cinco faltas. No fim, a maior experiência contou a favor dos americanos, que fecharam o jogo em 90 a 86. O Brasil volta às quadras no próximo dia 12, para a disputa da 2ª Copa Stankovic, também na China.
Brasil
Thiago Splitter, Marcelinho, Anderson Varejão, Leandrinho, Guilherme
Estados Unidos
Carmelo Anthony, Lebron James, Dwight Howard, Dwyane Wade e Chris Paul
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião