A seleção brasileira venceu Sérvia e Montenegro ontem por 3 sets a 1 e vai disputar hoje a final do Mundial do Japão a 20.ª disputa pelo ouro em 21 campeonatos, e a 17.ª sob o comando do técnico Bernardinho.
A vitória do Brasil teve parciais de 25/19, 15/25, 25/22 e 25/12, com altos e baixos. Após perder um set com diferença de 10 pontos, a seleção brasileira se recuperou e devolveu a "goleada" no último set da partida.
A Polônia será a adversária do Brasil. Ontem, em um jogo muito equilibrado, os poloneses venceram a Bulgária por 3 sets a 1, com parciais de 25-20, 26-28, 25-23 e 25-23, em uma hora e 45 minutos.
A final do Mundial acontece às 8h30.
No início da partida de ontem, o saque forte de Sérvia e Montenegro encontrou uma seleção brasileira com muitos problemas no bloqueio e na defesa. Depois de uma vitória suada no primeiro set promissor, os brasileiros perderam o ritmo.
"No segundo set, nem entramos em quadra", reconheceu o jogador Serginho. O Brasil foi massacrado no set com 10 pontos de diferença. "Não podemos amolecer e nem ficar tranqüilos. Fomos tranqüilos para o segundo set e tomamos uma bela porrada", disse o jogador Giba. Foi a pior parcial brasileira em todo o Mundial.
A seleção brasileira se recuperou no set seguinte e conseguiu uma virada surpreendente no quarto set. O bloqueio brasileiro passou a funcionar e o time venceu com ampla vantagem de 13 pontos.
"Mostramos que somos vencedores ao perder o segundo set como perdemos e depois conseguir reagir", disse Giba. Segundo ele, o time cometeu muitos erros no saque e precisa melhorar bloqueio e defesa para a final.
Para o técnico Bernardinho, o Brasil só mostrou seu melhor vôlei na segunda metade do jogo. "Foi um começo tenso, com uma pressão muito grande. Ganhamos no primeiro set, mas não jogamos bem. O Brasil estava muito preso e só se soltou no terceiro set", analisou o treinador.
A vitória com ampla vantagem ajudou a levantar o moral dos brasileiros para a final. "Queremos partir da atuação deste quarto set para a final de amanhã", prometeu Bernardinho.
Na TV: Brasil x Polônia, às 8h30, na Globo/RPC e no Sportv.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião